Estão abertas as inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária do Jornal Fala Roça. As aulas, que serão ministradas aos sábados, têm por objetivo formar um novo grupo de comunicadores dentro da Rocinha. Para participar, o candidato deve ser morador de alguma localidade da favela e ter entre 15 e 29 anos. A equipe do jornal selecionará cinco pessoas, que não precisam ter experiência com jornalismo.

O coordenador de produção, Michel Silva, acredita que a oficina será uma maneira dos jovens expressarem suas opiniões, além de fazerem contatos.

“A oficina é uma oportunidade para as pessoas aprenderem jornalismo e poderem produzir conteúdo sobre o lugar onde vivem, com os jovens que fazem parte do Fala Roça. Além disso, é uma ótima oportunidade de trocar experiências com outros jovens que já têm envolvimento com comunicação comunitária na Rocinha”.

Jovens do Fala Roça em uma laje na localidade Rua 1, parte alta da Rocinha. (Foto: Kita Pedroza)
Jovens do Fala Roça em uma laje na localidade Rua 1, parte alta da Rocinha. (Foto: Kita Pedroza)

Durante a oficina, programada para acontecer nos meses de fevereiro, março e abril, os jovens terão noções básicas sobre a história da Rocinha, de como fazer um texto jornalístico, conhecimentos sobre fotografia, além de aprenderem como se produz conteúdo para as redes sociais. As aulas serão ministradas por parceiros do jornal.

De acordo com Beatriz Calado, coordenadora de redação do jornal, as aulas serão importantes para aproximar os integrantes do jornal aos jovens da Rocinha e também para dar uma renovada na equipe.

“Às vezes, estão tão concentrados na produção das matérias e outra tarefas do jornal, que acabamos nos distanciando das pessoas e dos jovens. Essa oficina é um forma de firmar nosso compromisso com esses jovens para que, no futuro, eles deem continuidade ao nosso trabalho. Nossa ideia é que eles se sintam à vontade e queiram participar da produção do jornal conosco”.

Os interessados em participar da oficina podem se inscrever no link http://bit.ly/falaroca até o dia 5 de fevereiro de 2016. A equipe do jornal entrará em contato com todos a partir do dia 13 de fevereiro para divulgar o resultado.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Atenção Básica à Saúde na Rocinha sofre com descaso da Prefeitura

Agente comunitário de saúde relata a dramática situação dos ACS

O que podemos esperar da crise na saúde pública do Rio em 2020

Uma das maiores conquistas democráticas trazidas pela Constituição de 1988, aquela que…

Tribunal de Justiça do RJ proíbe Crivella de remover lojistas no Camelódromo da Rocinha

Os lojistas do Camelódromo da Rocinha conseguiram uma liminar no Tribunal de…

Britânico cria escola de inglês gratuita na Rocinha

Seja a mudança que você quer ver no mundo. Inspirado no pensamento…