Mapa Cultural da Rocinha é um projeto desenvolvido pelo Fala Roça, com o objetivo de mostrar as iniciativas culturais que existem na Rocinha.
Somente no Rio de Janeiro existem mais de mil favelas. Nos últimos anos, o termo “favela” sofreu remoções dos mapas digitais e virou zonas de riscos para aplicativos. No momento em que a favela é censurada dos mapas da cidade, essa atitude alimenta o estigma de cidade partida. E não é isso que queremos. Favela é cidade.
A primeira versão do mapa foi criada em 2015 e identificou mais de 100 locais onde ocorriam manifestações culturais, além de organizações socias, quadras esportivas e pontos notáveis da favela.
Em 2021, o Fala Roça obteve financiamento da Prefeitura do Rio por meio do programa de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), da Secretaria Municipal de Cultura, para refazer o Mapa Cultural da Rocinha. Com a mão de obra dos moradores, mais de 150 iniciativas culturais foram identificadas reafirmando o potencial cultural e de economia criativa da Rocinha.
Este site está aberto à participação dos moradores de rápida e simples. Localizar um endereço na Rocinha é uma tarefa difícil, porém com a ajuda de aplicativos você consegue localizar as coordenadas do ponto que deseja inserir no mapa. Clique aqui e cadastre uma iniciativa cultural.