Carnaval 2026: Samara Trindade representa a Rocinha na final do concurso da Corte Real

Envolvida com a arte desde os 7 anos, a jovem é atriz e fundou o projeto de teatro Favela Encena; caravana levará moradores para acompanharem o evento na Cidade do Samba

compartilhe!

A Rocinha estará presente na Cidade do Samba nesta sexta-feira, 24, quando Samara Trindade, de 21 anos, moradora do Portão Vermelho, disputa a final do Concurso da Corte Real do Carnaval 2026. “Quando recebi esse convite, me senti lisonjeada. É uma honra representar a nossa escola de samba do coração”, destaca a passista. Para acompanhar o evento, uma caravana está sendo organizada para levar moradores.

A jovem é estudante de teatro da Unirio, atriz, produtora cultural, professora de samba e passista da Acadêmicos da Rocinha. Ela representa uma geração que transforma a arte e o samba em caminhos de afirmação e pertencimento.

Samara Trindade durante a semifinal do Concurso da Corte Real do Carnaval Foto: Rodrigo Ferreira/Riotur

Desde os 7 anos, Samara está envolvida com o mundo das artes. Ainda criança, começou no teatro e, ao longo dos anos, participou de diversos projetos culturais que ajudaram a moldar sua trajetória.

Aos 15 anos, já trabalhava como produtora cultural, atuando em iniciativas voltadas para formação artística dentro da comunidade. Fez parte da equipe de produção do Projeta Rocinha, evento que transformou o Morro Dois Irmãos em uma grande tela de cinema ao ar livre, e produziu o curta “Penso, logo falo”, um registro emocional do desejo pela liberdade e igualdade, premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2020.

Samara fundou o projeto Favela Encena quando tinha 17 anos. A iniciativa nasceu em 2021 a partir da própria experiência dela em espaços culturais fora da favela. “Eu a vida inteira fiz aula como bolsista de teatro, era bem recebida nos espaços, mas não me sentia pertencente a eles. Eu quero que as pessoas, assim como eu, também tenham acesso a esse lugar”, ressalta a artista.

Apresentação do grupo Favela Encena durante o Viradão Cultural da Rocinha 2025. Foto: Igor Siqueira

Com o projeto, Samara transformou sua vivência pessoal em um espaço de formação e pertencimento, mostrando que o teatro pode ser também uma ferramenta de resistência e transformação social. O Favela Encena funciona na Biblioteca Parque da Rocinha e conta com três turmas: para crianças, adolescentes e adultos. O grupo também foi responsável pela “imersão sobre as urgências silenciadas que habitam no corpo e histórias”, apresentação teatral que fez parte da programação do Viradão Cultural da Rocinha.

Além da atuação, Samara encontrou no samba um espaço de descoberta pessoal. “A Rocinha chegou em um lugar para mim de autoconhecimento. Fui para aprender a sambar e fui me conhecendo muito mais, conhecendo minhas origens, minhas raízes. Descobri que o meu corpo nesse espaço de escola de samba é aceito e ele é bem visto. Uma mulher que é alta, fora do padrão, dentro de uma escola de samba é lindo. Eu acho que me reconectei comigo mesma”, conta Samara.

A jovem foi uma das dez finalistas na edição de 2023 do Concurso da Corte Real do Carnaval e, em 2025, chega à grande final novamente, representando a Acadêmicos da Rocinha.

Samara Trindade em apresentação na Semifinal do Concurso da Corte Real do Carnaval. Foto: Rodrigo Ferreira/Riotur

Para quem quiser apoiar a representante da Rocinha, uma caravana está sendo organizada para acompanhar Samara na final do concurso. Para participar, basta acessar o grupo disponível no perfil da artista no Instagram. “É muito importante que a comunidade se una para a gente conquistar esses espaços que são nossos”, frisa a finalista do Concurso da Corte Real do Carnaval.

A final do Concurso da Corte Real do Carnaval 2026 será nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h, na Cidade do Samba Joãozinho Trinta, na Rua Rivadávia Corrêa, 60 – Santo Cristo, zona portuária da cidade, com entrada gratuita. A decisão irá definir

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail