Greve de médicos e enfermeiros suspende consultas, exames e visitas em unidades de saúde da Rocinha

Entre os motivos da paralisação, estão a falta de medicamentos, a sobrecarga e a equipe reduzida; Secretaria Municipal de Saúde afirma dialogar com a categoria

compartilhe!

Consultas agendadas, visitas domiciliares e a transcrição de exames estão temporariamente suspensas em 2 unidades de saúde da Rocinha, devido à paralisação de médicos e enfermeiros das clínicas da família da rede municipal do Rio de Janeiro.

A mobilização ocorre em meio a denúncias de falta de medicamentos, sobrecarga de trabalho e equipes reduzidas, condições que, segundo os trabalhadores, têm comprometido a qualidade do atendimento à população.

Clínica da Família Rinaldo De Lamare, no Centro Municipal de Cidadania, em São Conrado, também afetada pela paralisação.Foto: Daniel Grehs

De acordo com dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, em 2024, cerca de 640 moradores da Rocinha recebiam acompanhamento domiciliar, incluindo crianças, idosos, pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Os profissionais afirmam que a retomada total dos atendimentos depende do atendimento às reivindicações da categoria.

Na Rocinha, as Clínicas da Família Maria do Socorro Silva e Rinaldo De Lamare aderiram à paralisação dos profissionais de saúde, afetando consultas e acompanhamentos regulares. O Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin, no entanto, mantém o atendimento normalizado.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que “as clínicas da família e centros municipais de saúde da Rocinha estão funcionando, sem impacto nos atendimentos. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio reafirma o diálogo sobre reajuste salarial e melhores condições de trabalho”.

Mesmo com a paralisação, alguns serviços seguem funcionando para garantir o cuidado de casos considerados prioritários. Entre eles estão:

O que continua funcionando:

  • Atendimento a crianças
  • Gestantes
  • Pacientes com tuberculose
  • Urgências e emergências
  • Renovação de receitas
  • Avaliações de risco cirúrgico para pacientes com cirurgias próximas

Já outros atendimentos foram interrompidos ou reduzidos.

O que está suspenso ou afetado:

  • Consultas agendadas
  • Visitas domiciliares de rotina
  • Transcrição e encaminhamento de exames

Parte dos acompanhamentos regulares

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail