Fotógrafos locais lançam livro com 80 fotos sobre o cotidiano da Rocinha
As primeiras fotos que aparecem sobre a Rocinha nos sites de busca, como o Google e Bing, são de operações policiais ou de prédios em São Conrado em contraste com as casas de alvenaria da Rocinha. Na “rede ao lado”, 4 amantes da fotografia criaram o coletivo Rocinha Sob Lentes para mostrar a Rocinha do ponto de vista do morador. A vida como ela é, diria o escritor Nelson Rodrigues. De fato é.
O perfil criado pelos moradores e fotógrafos Allan Almeida, Diego Cardoso, Erick Dias e Marcus Costa no Instagram reúne mais de 500 publicações com olhares intimistas e sensíveis das vivências de moradores na maior favela do Brasil. Agora, 80 fotografias vão sair do feed e serão eternizadas no livro “Rocinha Sob Lentes”, que será lançado na segunda-feira (14/03), às 18h, no Complexo Esportivo da Rocinha.
Produzido a partir de imagens coletadas nos últimos dois anos, o livro será distribuído de forma gratuita na Rocinha. “A ideia do livro partiu de uma amiga, Renata, há três anos estamos com essa ideia guardada. Em novembro, quando foi aprovado o projeto, através da Lei Rouanet, tivemos três meses para colocar essa ideia na rua. Foram quase 800 fotos, 200 para cada fotógrafo mostrar o seu trabalho e no fim 80 estão neste livro.”, explica Diego Cardoso.
Após o lançamento do livro, os amigos fotógrafos pretendem oferecer workshops de fotografia no segundo semestre de 2022 para jovens a partir de 14 anos como forma de retribuir o carinho e admiração que recebem dos moradores.
“Convidamos algumas pessoas que aparecem nas fotos para o nosso lançamento, é muito importante que eles se vejam, teremos convidados de outras comunidades e amigos fotógrafos prestigiando também.”, explica Diego Cardoso.
O livro conta com uma tiragem inicial de 2 mil exemplares patrocinado pela Supergasbras por meio da Lei de Incentivo a Cultura e produzido pela editora Engenho Arte e Cultura.