Águas do Rio abrirá 70 vagas para Jovens Aprendizes moradores de comunidades

Inscrições começam em março e incluem oportunidades para pessoas autistas
compartilhe!

A entrada no mercado de trabalho representa um grande desafio, especialmente para jovens negros e moradores de comunidades. Para criar mais oportunidades, a Águas do Rio abrirá, entre março e abril, as inscrições para o ciclo 2025 do programa Jovem Aprendiz, com cerca de 70 vagas destinadas a candidatos entre 18 e 21 anos. Uma novidade desta edição é que 10% dos postos de trabalho serão reservados para pessoas autistas de qualquer região.

Jamile Alves. Foto: Águas do Rio

Desde o lançamento do programa, em fevereiro de 2022, a Águas do Rio já recebeu mais de 15 mil inscrições e formou cerca de 180 profissionais, gerando impacto significativo em suas carreiras. O programa oferece possibilidades de desenvolvimento e admissão ao término do contrato. Na primeira turma, 70% dos participantes foram contratados pela empresa. Um exemplo de sucesso é Jamile Alves do Nascimento, moradora da comunidade Furquim Mendes, em Vigário Geral, que hoje trabalha como Analista de Planejamento e Contratos Júnior.

“Ser Jovem Aprendiz foi um divisor de águas na minha vida. Sempre sonhei em trabalhar em uma empresa que tivesse impacto positivo na sociedade. Como não tinha experiência registrada em carteira, até então eu só conseguia trabalhos informais. A Águas do Rio foi minha primeira empresa formal”, conta Jamile.

Capacitação para o mercado de trabalho

Segundo Carine Bravo, analista de Recursos Humanos da Águas do Rio, o objetivo do programa é capacitar jovens para o mercado de trabalho, superando barreiras impostas por preconceitos sociais. “Buscamos desenvolver competências técnicas e comportamentais para que os participantes estejam aptos a serem absorvidos pela nossa empresa ou prontos para enfrentar a concorrência na disputa por vagas com carteira assinada”, explica.

Ytuany Goulart. Foto: Águas do Rio

Carine destaca ainda a inclusão de outros grupos, como pessoas autistas. “Para nós, a diversidade é um valor fundamental, presente na nossa cultura, valores e até na nossa mandala”, acrescenta.

O programa oferece um planejamento completo para os participantes, incluindo capacitação técnica e comportamental, com foco em habilidades sociais e emocionais, informática, comunicação corporativa e visitas às estações de tratamento de esgoto da empresa. Entre os destaques da turma em curso está Ytuany Goulart, jovem aprendiz do setor de RH e moradora do Pavão-Pavãozinho, que já garantiu uma vaga na área de Medição e Contratos.

“Queremos contribuir para um futuro profissional mais inclusivo, mostrando que, com oportunidade e capacitação, é possível superar desafios e transformar vidas”

Carine Bravo, analista de Recursos Humanos da Águas do Rio

Os interessados devem acompanhar as redes sociais da Águas do Rio (@aguasdorio) para informações sobre o processo de inscrição.

Inclusão de jovens autistas no ciclo 2025

A edição 2025 do programa Jovem Aprendiz trará outra inovação: a inclusão de 7 vagas para jovens autistas entre 18 e 21 anos. O projeto para pessoas neurodivergentes da Águas do Rio, iniciado em 2024, é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro e referência no mercado de trabalho fluminense.

“Decidimos ampliar essa prática para o Jovem Aprendiz. Nosso programa voltado para a contratação de neurodivergentes nos trouxe ótimas experiências. É uma forma de promovermos inclusão a um grupo historicamente esquecido. “, afirma Carine Bravo, acrescentando que o processo seletivo contará com uma empresa parceira da Águas do Rio, especializada em selecionar e capacitar pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essa iniciativa reforça o compromisso da concessionária com a inclusão e a diversidade, ampliando oportunidades e promovendo um impacto social positivo.