Alerj dá maior honraria do estado para presidente da associação de moradores da Rocinha
A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quarta-feira (23/3) a entrega da medalha Tiradentes, maior honraria do estado, para Wallace Pereira da Silva, presidente da Associação de Moradores da Rocinha.
“Fiquei muito feliz por esse reconhecimento que é fruto do trabalho junto com a comunidade, lugar onde nasci e me criei e que me deram essa oportunidade”, disse Wallace Pereira, que ficou surpreso ao receber a notícia. “É difícil um órgão público reconhecer algo da comunidade, um trabalho, mas estou grato em proporcionar isso para a minha comunidade.”.
Filho de pais nordestinos, Pereira tem 48 anos. É pai de quatro filhos e cinco netos. Em 2002, virou microempresário na área de manutenção de piscinas e, posteriormente, se tornou guardião de piscinas.
No mesmo ano, passou a participar de lutas comunitárias por melhorias nas condições de vida dos moradores na Rocinha. Nos últimos anos, assumiu diversas funções na Associação de Moradores da Rocinha.
O deputado Bruno Dauaire, autor do pedido, disse na justificativa que “como cristão [Wallace] nunca perdeu a fé e lutou por valores por este povo tão sofrido da comunidade”.
Medalha Tiradentes
Desde 1989, a honraria é concedida às instituições e às personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados. Personalidades como Papa Bento XVI, Edir Macedo, Jair Messias Bolsonaro, Michele Bolsonaro, Marielle Franco, as cantoras Cassiane e Aline Barros, Walter Souza Braga Netto, Jorge Jesus, Gabriel Barbosa e Milton Cunha são nomes que aparecem na lista de homenageados com a medalha.