Tomógrafo da Rocinha não tem data para ser inaugurado, diz prefeitura

compartilhe!

Um mês depois da promessa feita pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, a Prefeitura do Rio ainda não tem data definida para a entrega do tomógrafo que está sendo instalado no terreno da Igreja Universal do Reino de Deus, no acesso à Rocinha.

Operários são vistos trabalhando na obra desde a manhã desta segunda-feira (1/06). Um muro que cerca o Centro de Diagnóstico Por Imagem já foi totalmente erguido e pintado. A parte onde será feita o acesso de veículos e pedestres ao local ainda não foi concluída. No terreno cedido pela igreja evangélica também não há evidências da construção de 24 leitos. O local também receberá um equipamento de Raio X. 

Informações apuradas pelo Fala Roça com assessores da prefeitura, mostra que a obra segue o cronograma previsto e a inauguração deve ocorrer no máximo até está quarta-feira (3/6). Procurada, a Secretaria Municipal da Casa Civil não respondeu sobre a possível data de inauguração e disse que “quando confirmada, a data de inauguração do tomógrafo da Rocinha – bem como todas as informações sobre o equipamento – será passada a toda a imprensa, que poderá cobrir”.

Tomógrafo instalado em Campo Grande, na zona oeste do Rio; mesmo modelo será instalado na Rocinha.
Foto: Mariana Ramos/Prefeitura do Rio

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é menos otimista. Assim que o Centro de Imagem for inaugurado, não poderá começar a ser utilizado porque precisa passar por testes e treinamento das equipes. Uma reportagem do jornal O Globo revelou que os centros de imagem inaugurados por Crivella não produzem exames porque não tem operadores de tomógrafos capacitados para operar as máquinas.

O tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames por mês e pode diagnosticar precocemente casos de pneumonia viral, um dos sintomas de infecção pela Covid-19. O aparelho também pode detectar fraturas, AVC (acidente vascular cerebral), nódulos e tumores.

Já o membro da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Paulo Pinheiro (PSOL), conta que o prefeito não consegue explicar porque está instalando um tomógrafo no estacionamento da igreja Universal, ao invés de ser na UPA da Rocinha. Mas outra questão é mais preocupante. A Rocinha iria receber um polo de tratamento à Covid-19, porém, o prefeito não seguiu os planos e recomendações de autoridades médicas e sociedade civil.

“O polo teria leitos para internação para o paciente não morrer em casa. Ter uma unidade próxima das comunidades carentes e isso está sendo pensado porque é um grande caminho para as pessoas não morrerem em casa. Portanto, temos cobrado do prefeito não só o tomógrafo, mas o polo da Covid-19 que estava preparado e foi discutido com a secretaria de saúde para ser implantado em várias áreas da cidade onde estão sendo colocados os tomógrafos”, explica Paulo Pinheiro.

A obra de instalação do Centro de Diagnóstico Por Imagem no estacionamento da igreja Universal do Reino de Deus, no acesso à Rocinha, custará R$ 500 mil aos cofres públicos.


*Foto de capa é de Hélio Euclides, do Maré Online, na inauguração de tomógrafo no Complexo da Maré

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail