Diretor de obras da Associação de Moradores da Rocinha morre de coronavírus

compartilhe!

O diretor de obras da Associação de Moradores da Rocinha (UPMMR), Jorge Machado, conhecido como Jorginho, morreu nesta quinta-feira (23), em decorrência do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela associação de moradores em nota publicada em uma rede social. 

“É com uma grande dor no peito e sufocante tristeza no coração que a Associação de Moradores deseja toda força aos familiares e amigos de Jorge Machado, nosso querido e eterno Jorginho. Não brinquem com essa pandemia nem arrisquem suas vidas, estamos enfrentando um momento terrível. FIQUEM EM SUAS CASAS, MORADORES!”, publicou a associação.

Jorge Machado, conhecido como Jorginho, acompanhava constantemente equipes do programa Comunidade Cidade por dentro da Rocinha. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Sem doenças preexistentes, Jorginho vinha trabalhando normalmente até que apresentou sintomas da Covid-19 e foi atendido na UPA da Rocinha. Com o agravamento da saúde, ele foi transferido para o hospital municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, onde não resistiu e faleceu.

Pelos becos e vielas

Conhecedor do morro, Jorge Machado era responsável por acompanhar e requisitar obras de melhorias para as localidades da Rocinha. Nos últimos meses, ele estava dando assistência para equipes do programa Comunidade Cidade, do governo do Estado. Ele também exercia o papel de mediador de conflitos comunitários de moradores. Sua morte pegou muitos moradores e lideranças comunitárias de surpresa por conta da energia e disposição dele. 

“É com grande pesar, meu amigo, que recebemos a notícia do seu falecimento, hoje pela manhã. Meu amigo Jorginho, você era gente finíssima. Vai com Deus, meu amigo e que sua família possa suportar a dor de sua perda. A Rocinha te agradece pelos serviços prestados através da Associação de Moradores”, disse o ex-presidente da instituição, Willian de Oliveira.

O morador Wilson Bernardo lembrou dos alertas feito por Jorginho antes de adoecer. “Poxa, meu amigo Jorge pediu pra eu ir pra casa se proteger, que estava séria a coisa”, disse. Outra moradora falou sobre sua vontade de ajudar ao próximo. Já o coordenador de um grupo de valsas, Alexander Izaias, exaltou a figura de Jorginho: “Uma grande liderança, sempre me respeitou e ao meu projeto. A Rocinha perde mais uma voz. Meus sentimentos a família”, conta.

Número de casos só cresce

Segundo o Painel Rio Covid-19, há 54 moradores confirmados com a doença no morro até está quinta-feira (23). Porém, esse número pode ser maior por conta da subnotificação de casos na cidade. Há alguns dias noticiamos o caso dos moradores que testaram positivo para Covid-19 em uma clínica particular da Rocinha.

É importante que, quem puder ficar em casa, fique. O vírus se espalhou rápido e os pacientes só estão sendo testados em casos graves quando a doença já afetou seriamente a saúde. Seguir o isolamento social ainda é o mais seguro para evitar contágio e proteger você e sua família.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *