Fala Roça oferece curso gratuito de comunicação e gestão cultural na Rocinha a partir de abril

Capacitação para fazedores de cultura terá duração de até três meses e formação prática ao final do curso

compartilhe!

O Fala Roça abrirá inscrições para uma nova formação gratuita em comunicação e gestão cultural voltada para fazedores de cultura que atuam em favelas e periferias. A capacitação será dividida em dois ciclos, cada um com duração de três meses e turmas de 30 participantes. O curso é destinado a jovens e adultos de 18 a 29 anos e ocorrerá na sede do Fala Roça, localizada na Estrada da Gávea, 558, próximo a Via Ápia da Rocinha. 

As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h30. Representantes de iniciativas culturais de favelas e territórios periféricos do município do Rio de Janeiro podem se inscrever e participar do processo seletivo.

Durante a formação, os participantes aprenderão habilidades técnicas e práticas para desenvolver projetos culturais em seus territórios, fortalecendo iniciativas já existentes ou criando novas ações para ampliar o impacto social e cultural na comunidade. Além disso, a formação irá fomentar uma rede colaborativa de fazedores de cultura nas favelas do Rio de Janeiro.

O primeiro ciclo terá foco em comunicação para projetos sociais, abordando temas como elaboração de plano de comunicação, inteligência artificial na produção de conteúdos, ferramentas tecnológicas, estratégias de divulgação e comunicação visual. O segundo ciclo será voltado para produção e gestão de projetos culturais, incluindo gestão executiva, levantamento de dados de impacto e uso de inteligência artificial para otimizar processos.

Ao final do curso, os participantes colocarão os aprendizados em prática na organização de um evento especial na Biblioteca Parque da Rocinha, C4, em comemoração ao Dia Nacional da Favela.

As formações fazem parte da Rede de Comunicação e Cultura nas Favelas, realizado pelo Fala Roça por meio do edital Ações Locais, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e conta com recursos do Governo Federal, repassados ao Município do Rio de Janeiro por meio da PNAB. 

Serviço

Curso gratuito de comunicação e gestão cultural

Quando: A partir de maio | Terças e quintas-feiras, das 18h às 20h30
Onde: Sede do Fala Roça | Estrada da Gávea, 558, Rocinha | Rio de Janeiro
Inscrições: Em breve no site e redes sociais do Fala Roça

Sobre o Fala Roça

Criado por jovens da Rocinha em 2013, o Fala Roça surgiu como um jornal impresso e digital. Inicialmente um coletivo informal, o Fala Roça se tornou – em 2018 – uma organização de comunicação sem fins lucrativos e estruturou sua atuação em quatro eixos: comunicação, formações, pesquisa e memória. Com essa estrutura, tem contribuído diretamente para a criação de políticas públicas voltadas ao território, utilizando o jornalismo como ferramenta de transformação social.

Além disso, desenvolve diversos projetos e formações no campo da comunicação e cultura, entre eles o Mapa Cultural da Rocinha, o Viradão Cultural da Rocinha, o programa Jovens Líderes da Rocinha e a Conferência de Jornalismo de Favelas e Periferias.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail