A Justiça do Rio determinou, neste sábado (18/11), que a Light restabeleça o fornecimento de energia elétrica na Rocinha em 48h sob pena de multa diária de R$ 50 mil. Moradores enfrentam falta de luz há quase 15 dias em várias localidades da favela devido à incêndios em postes e transformadores sobrecarregados. A decisão atende ao pedido da Defensoria Pública do Rio de Janeiro por meio de uma Ação Civil Pública.

O juiz do plantão, Sandro Lucio Barbosa Pitassi, destacou na sentença que a falta de energia elétrica afeta o bem-estar e a saúde de milhares de moradores. “Não pode ser ignorada, inclusive, a situação climática severa de calor que assola o país e particularmente a cidade do Rio de Janeiro, o que só acentua a necessidade do serviço”, diz um trecho da sentença.

Decisão pode ser consultada no site do TJRJ pelo n° 0161549-11.2023.8.19.0001

Em nota, a Light afirma que intensificou os esforços na Rocinha, neste sábado (18/11), para buscar restabelecer a energia elétrica para os clientes. Desde cedo, dez equipes técnicas, incluindo técnico de apoio local para suporte logístico e supervisor técnico para coordenação das ações, estão atuando na favela. No Centro de Controle Operacional da companhia, lideranças estão de prontidão, em apoio operacional, para acompanhar e monitorar as ações. Os reparos estão sendo acompanhados pela associação de moradores da Rocinha.

“A concessionária esclarece que as constantes quedas de energia elétrica na comunidade ocorrem devido à sobrecarga na rede em função de ligações clandestinas, que na Rocinha chegam a 84% das residências. Os equipamentos da distribuidora são configurados e instalados para atender aos clientes da companhia e acabam ficando sobrecarregados com a demanda irregular provocada por gatos e desligam, ocasionando as interrupções.”, diz a concessionária, destacando que os furtos de energia não ocorrem somente em favelas, mas ao longo dos 31 municípios da área de concessão da Light.

Na última semana, houve 127 ocorrências na Rocinha “provocadas por sobrecarga na rede elétrica devido ao alto índice de ligações clandestinas”.

Deputado cobra Aneel e Light sobre apagões

O deputado federal Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) enviou na quinta-feira (16/11) ofícios cobrando informações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Light, sobre as falhas no fornecimento de energia elétrica na Rocinha. “Há dias falta energia na localidade e na 2ª feira houve um apagão em toda a favela. Até agora tem casas sem luz”, afirmou Vieira nos documentos.

O deputado quer informações sobre “o que causou o problema, quando a luz voltará para toda a Rocinha e se haverá investigação interna” para identificar os responsáveis pela falta de energia. Leia a íntegr…

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/poder-flash/deputado-cobra-aneel-e-light-sobre-apagoes-na-rocinha/)
© 2023 Todos os direitos são reservados ao Poder360, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Casa Naná: um espaço de convivência para a melhor idade na Rocinha 

Atividades recreativas, passeios e orientações sobre o cuidado com corpo e mente fazem parte da rotina da casa de convivência

Com 3 reservatórios de água, Rocinha luta diariamente por acesso à água potável

O ano é 2023, mas moradores de diversas áreas da Rocinha, segue sem direito a água potável no mundo da justiça climática

Saúde mental: moradores derrubam o preconceito e buscam apoio psicológico

Sabe aquele velho ditado que diz: “mente sã num corpo são”? Pode…

Projeto troca óleo de cozinha usado por cesta básica na Rocinha

Na pandemia de covid-19, milhares de famílias foram impactadas pela perda de…