
Luzes de Natal encantam e tomam conta da maior favela do Brasil
Em momento de celebração, estrutura inédita na favela leva magia, lazer e memória às infâncias da Rocinha; visitantes podem conhecer o espaço até dia 5/1
O Natal é só daqui a nove dias, mas a Rocinha já está no clima da Noite Feliz. No último fim de semana, aconteceu o lançamento do Natal Encantado Rocinha. Essa é a primeira cidade natalina tecnológica instalada em uma favela no Brasil, e transformou a Via Ápia em um espaço de luzes, cores e espírito natalino.

O evento reuniu crianças de diversas idades e teve apresentação de orquestra, distribuição de presentes e a presença da equipe do Papai Noel. O bom velhinho interagiu com o público infantil e adulto posando para fotos e compondo o clima natalino que tomou conta do local. Para muitas crianças, essa foi a primeira experiência de interagir com símbolos tradicionais do Natal.

“Como Mamãe Noel, tive contato direto com crianças de todas as idades. Uma coisa em comum foi o encanto. Os olhos brilhavam e a excitação para explorar e tirar fotos eram grandes. Acredito que para muitas delas foi a primeira vez vendo tal estrutura e tendo a oportunidade de receber brinquedos”, conta Júlia Silva, 18 anos. Moradora da Rua Um e estudante de pedagogia, ela participou da entrega de presentes como Mamãe Noel.

A estrutura representa mais do que uma decoração festiva. Em um território marcado por desigualdades históricas e pela ausência recorrente de políticas culturais, a vivência do Natal dentro da própria favela amplia o acesso ao lazer, à imaginação e ao direito de sonhar.
A experiência de caminhar por um espaço iluminado, interativo e pensado para o público infantil, cria memórias coletivas e reafirma que a infância na favela também têm direito à alegria e à fantasia.
O Natal Encantado da Rocinha funcionará até o dia 5 de janeiro, das 19h à 1h.





