Medicina ayurveda e yoga serão oferecidas na Rocinha em 2025 com foco em profissionais da saúde
Com o lema 'Cuidar de quem cuida', a iniciativa leva práticas ayurvédicas e yoga a profissionais da saúde, promovendo prevenção e bem-estar mental.
Por Clara Castanho e Maria Eduarda Afonso*
O Projeto de Terapias Integrativas De Medicina Ayurveda e Yoga no Sistema Único de Saúde (SUS), irá realizar atendimentos na Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, na Rocinha, a partir de 2025. Com o lema “Cuidar de quem cuida”, a iniciativa presta serviço na Clínica da Família Rinaldo de Lamare e no Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin com o intuito de fomentar práticas ayurvédicas e da yoga aos profissionais das unidades de saúde, que auxiliam na prevenção de doenças e no fortalecimento da saúde mental.
A iniciativa existe há um ano sob coordenação de Bruno Rodrigues e Juliana Chagas. O convênio desse projeto foi renovado por mais 4 anos pela Prefeitura do Rio de Janeiro.
A iniciativa é realizada de forma voluntária, e tem seus atendimentos feitos por meio de etapas. O processo se inicia com uma palestra introdutória, para informar os profissionais da saúde sobre o que são as terapias integrativas e seus benefícios. Em seguida, são feitas avaliações com duas terapeutas, uma recém-formada e outra mais experiente, que buscam entender as necessidades de cada paciente e dão orientações sobre estilo de vida e nutrição que são adaptadas a cada indivíduo. Após a consulta, o paciente passa por uma mudança na sua alimentação, exercício físico e sono, para manter o organismo em equilíbrio, pois para o Ayurveda a saúde é um reflexo de um estado de bem-estar físico e mental.
A medicina Ayurveda é uma terapia com práticas medicinais alternativas, voltadas para a alimentação e hábitos visando equilibrar o corpo e a mente, e diz que a saúde é um reflexo de um estado de bem-estar físico e mental, com orientações individualizadas sobre estilo de vida e nutrição adaptadas a cada indivíduo. Então, diferentemente da medicina tradicional, o ayurveda vai além da condição física do indivíduo.
A integração da medicina ayurveda ao sistema de saúde local é fundamental para o reunir informações sobre estas práticas. Segundo a coordenadora do projeto de Ayurveda, Juliana Chagas, nessa fase em que a iniciativa se encontra, profissionais da saúde, como agentes de saúde, se unem a terapeutas ayurvédicos, o que impacta em um espaço de diálogo e troca de conhecimentos. Essa colaboração enriquece o atendimento, e permite que os pacientes recebam cuidados mais completos e personalizados.
Com a expansão do projeto para o Centro Municipal de Saúde Maria do Socorro, o ano de 2025 se consolida como o ano de maior abrangência das terapias integrativas na Rocinha. Juliana Chagas acredita que o crescimento do projeto possibilitou um maior conhecimento dos benefícios das práticas ayurvédicas e da Yoga dentro da comunidade.
“O Yoga e o Ayurveda trazem a conscientização da autorresponsabilidade de cada um com sua própria saúde física e mental. O ayurveda é uma medicina bem simples e barata, um simples copo de água morna em jejum pode trazer benefícios relevantes a sua saúde, só precisamos fazer a informação chegar a todos e trazer essa consciência do autocuidado.”.
Os pacientes deste serviço têm adquirido consciência acerca da autorresponsabilidade de cada um com a própria saúde física e mental. Os profissionais responsáveis pelos projetos contam que pessoas que estavam em quadros clínicos de depressão, ansiedade e problemas digestivos, tiveram uma melhora apenas com o ajuste da rotina e com a mudança por hábitos mais saudáveis. Uma servidora pública, que não quis ser identificada, da Clínica da Família Rinaldo De Lamare e que participa do projeto, contou que a prática da yoga fez com que ela sentisse controle e equilíbrio da mente e do corpo.
“No corpo comecei a sentir leveza, passei a dormir e a me alimentar melhor, o que melhorou minha qualidade de vida. As massagens com óleo de gergelim, ensinadas na terapia Ayurveda, também trouxeram benefícios para minha saúde”, disse.
Bruno Rodrigues, coordenador da iniciativa, diz que o objetivo desse projeto é trazer um olhar de cuidado para os servidores públicos que trabalham nessas
unidades de atendimento, desmistificando a visão que eles têm da Yoga e Ayurveda e, ao mesmo tempo, capacitar esses profissionais para que futuramente eles possam adquirir uma formação na área e passar esses ensinamentos para outras pessoas.
“O caminho que eu vejo para esse projeto, é o da capacitação a partir do interesse dos pacientes. Um exemplo disso é o de uma enfermeira da Clínica da Família Rinaldo De Lamare, que por sentir o efeito das práticas da yoga, buscou aprender mais sobre e adquiriu uma formação na área.”, conta Bruno Rodrigues.
Em 2025, os atendimentos serão feitos nas três unidades de saúde: Clínica da Família Rinaldo de Lamare, Centro Municipal de Saúde Dr. Albert Sabin e com um foco maior na Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza. Para agendar uma avaliação, é necessário buscar a gestora de uma das unidades que entrará em contato com o time do Projeto de Terapias Integrativas de Medicina Ayurveda e Yoga no SUS.
*Reportagem produzida através da disciplina Jornalismo e Cidadania, ministrada pela professora Lilian Saback por meio de extensão universitária do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.