Moradores da Rocinha denunciam exclusão digital em meio a descontos indevidos no INSS

Sem internet e sem apoio, idosos enfrentam dificuldades para contestar cobranças injustas

compartilhe!

“A maioria das vítimas são pessoas idosas, simples e pobres, que vivem com um salário mínimo”, desabafa um morador da Rocinha, em um grupo de WhatsApp — que pediu para não ser identificado —, revoltado com o escândalo dos descontos indevidos no INSS.

Enquanto circulam imagens nas redes sociais com orientações do governo pedindo que os beneficiários contestem os valores por telefone (Central 135), aplicativo Meu INSS ou site, muitos moradores no morro denunciam como o  sistema  exclui os mais vulneráveis. “As pessoas mais velhas não têm familiaridade com tecnologia”, ressalta o morador. 

Segundo o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 6.679 pessoas com mais de 60 anos vivem na Rocinha, faixa etária que abarca muitos dos aposentados e pensionistas, que podem ter sofrido descontos indevidos.

O cenário escancara a urgência de um serviço presencial, como balcões de atendimento às vítimas do esquema de fraudes no INSS. A falta de acesso e de conhecimento tecnológico, isto é, a exclusão digital, abre espaço para novos golpes. Uma vez que  muitas vítimas acabam buscando ajuda de terceiros, que não são servidores do INSS e, muitas vezes, cobram por um serviço gratuito.

Onde conseguir atendimento gratuito 

A Previdência Social começou a oferecer atendimentos presenciais em agências dos Correios para aposentados e pensionistas tirarem dúvidas e contestarem  descontos, feitos indevidamente. De acordo com o INSS, 1.129.450 aposentadorias e pensões são mantidas somente na capital do Rio de Janeiro, mas nem todas sofreram descontos não autorizados.

Na região próxima à Rocinha, algumas agências dos Correios já estão habilitadas para atendimento presencial, como nos bairros do Vidigal, Leblon, Barra da Tijuca, Ipanema e Jardim Botânico. O atendimento é gratuito e realizado por equipes treinadas. 

Agencia do Correios no Vidigal é uma das habilitadas como balcão presencial de atendimento. Reprodução: Correios

“Esse atendimento, olho no olho, será feito aos mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à tecnologia, aquelas pessoas que se dirigem à agência há muito tempo e querem uma atenção personalizada”, afirmou o ministro Wolney Queiroz.

Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial de identificação na Agência dos Correios. Caso o titular não possa comparecer, é possível nomear um representante legal mediante uma  procuração autenticada em cartório, que será válida apenas para fins de consulta. 

Confira onde buscar atendimento presencial do INSS

Aposentados e pensionistas podem contestar descontos indevidos diretamente em agências dos Correios habilitadas para atendimento presencial. Veja os endereços das mais próximas da Rocinha

Vidigal:  Av. Presidente João Goulart, 735

Leblon: Av. Ataulfo de Paiva, 822 – Loja C/D

Barra da Tijuca: Av. Armando Lombardi, 597

Ipanema:  R. Prudente de Morais, 147

Jardim Botânico: R. Jardim Botânico, 728

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail