Prédio de 4 andares é interditado por risco de desabamento na Rocinha
A Secretaria de Conservação iniciou a demolição de um prédio residencial de 4 andares na localidade Paula Brito, na parte alta da Rocinha, após técnicos da Defesa Civil interditar o imóvel na sexta-feira (9/4). Diversas famílias moravam no imóvel.
Na manhã desta segunda-feira (11/4), os técnicos da Defesa Civil autorizaram os moradores a removerem bens pessoais e eletrodomésticos.
Famílias do entorno do prédio decidiram deixar suas casas porque o prédio interditado está escorado nos outros prédios residenciais, aumentando os riscos de desabamentos.
Somente o proprietário do imóvel tem direito ao benefício temporário habitacional, de acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Na sexta-feira, técnicos escutaram sons característicos de esmagamento da alvenaria próximo a um dos pilares de sustentação do prédio.
Os técnicos da Defesa Civil encontraram trincas nos elementos estruturais dos pilares e vigas do primeiro andar. “Tanto o piso interno quanto o piso do corredor externo tiveram significativo afastamento.”.
O Beco do Atalho também foi interditado por causa de afundamentos no solo, o que indica que o prédio está cedendo. Quem precisa cortar caminho para descer o morro agora deve passar pelo caminho da Creche Municipal Castelinho.
*Colaborou Rocinha em Foco