Prefeitura inaugura Memorial da Luta contra a Covid-19 na Rocinha

compartilhe!

Uma placa para homenagear a juventude carioca que se empenhou no combate da covid-19 nas favelas e periferias foi inaugurada nesta sexta-feira (15/1), na Praça da UPA, na Rocinha. Batizado de Memorial da Luta contra a Covid-19 na Rocinha, o ato simbólico foi feito pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) com a participação de lideranças comunitárias, representantes da saúde municipal e a subprefeitura da Zona Sul.

A Rocinha foi uma das favelas escolhidas para receber a homenagem devido a proporção de jovens e a forte mobilização das jovens lideranças. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, está concentrada nas favelas e periferias a maior parte dessa faixa etária, principalmente na Rocinha (32%), Maré (29%), Complexo do Alemão (28%) e Jacarezinho (28%).

Já foram inaugurados dois Memoriais, um na Cidade de Deus e outro em Santa
Cruz. Além da Rocinha, outros memoriais serão inaugurados em territórios como
Maré e Alemão. A placa definitiva será instalada na Rocinha após avaliação do local pela Secretaria Municipal de Conservação.

Além da Rocinha, outras favelas receberão as placas de homenagem. Foto: Beth Santos/Prefeitura

A JUVRio foi criada na gestão atual para formular e implementar políticas públicas voltadas especificamente para a população jovem da cidade. São mais de 1,5 milhão de cariocas que serão atendidos pela nova pasta.

“O protagonismo do movimento preto, periférico e juvenil foi essencial no combate à pandemia e a JUV-Rio presta uma singela homenagem por meio do memorial, máximo respeito”, declarou o secretário da juventude, Salvino Oliveira Barbosa em carta direcionada aos jovens.

Após a inauguração, foi realizada uma roda de conversa, na Quadra da Roupa Suja, com jovens sobre possíveis futuros para a juventude, com discursos de permanências das ações de combate e enfrentamento da covid-19. O objetivo do encontro serviu de pontapé para iniciar uma ação conjunta entre os coletivos e o poder público.

Lista de coletivos e homenageados

Associação de Cultura, Arte e Esportes da Rocinha – ACAER
A Rocinha Resiste
Rocinha Sem Fronteiras
Jornal Fala Roça
Só Cria Pré-Vestibular Comunitário
Movimenta Rocinha
Família na Mesa
Rocinha Resiste
Alexia lima
TMJ Rocinha
Rocinha Alerta

Atualização: a lista acima foi enviada pela Secretaria de Juventude, entretanto, o Fala Roça acredita que mais organizações devem ser lembradas por suas atuações, são elas:

Olho no Lixo
Alegria das Crianças
Futebol do Pedro da Vila Verde
Creche Pingo de mel
Grupo Morro da Alegria
ONG Nasceer
Casa Espirita Maria Nazaré
Centro Comunitário da Rua 2
Pré Escola Comunitária Dois Irmãos
ROCINHA.ORG
Organização Creche Arte Tio João
União Faz a Força
Maria Maria
Aí Que Vergonha
Berçário Maria Helena da Rocinha
Centro Social E Aí Como É Que Fica?
Pré Escola Comunitária do 199 Pingo de Gente
União de Mulheres
Tio Li da Cachopa
ASPA
Rocinha Juntos Somos Fortes
Centro Social da Mulher Uêga
Semearte
Rocinha + Morro pela Arte Viva
Favela Ação
Missão Rocinha

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail