Rocinha não tem gestor executivo local há 2 meses
A Prefeitura do Rio tem 51 gerências executivas na cidade, uma delas é na Rocinha. Há pelo menos 2 meses o então gestor executivo local Marcondes Alves Ximenes foi exonerado do cargo.
O imóvel de 3 pavimentos, na Estrada da Gávea, n° 242, abriga – ou abrigava – diversos serviços públicos. As ligações telefônicas não são atendidas há semanas. Moradores que vão até o local não conseguem orientações básicas.
Ximenes ocupou o cargo por um ano entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022. A Gerência Executiva Local auxilia a prefeitura na gestão do bairro e são responsáveis por trazer serviços públicos, fiscalizar e fazer comunicação com os moradores.
No prédio, o Fala Roça identificou o funcionamento do programa Casa do Trabalhador, mantido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB-RJ) e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
No ano passado, o prefeito Eduardo Paes explicou que o gestor executivo local é uma espécie de prefeitinho. “Eles são a porta de entrada das demandas do cidadão.”, disse Paes.
A Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) informou, no mês passado, que a exoneração de Marcondes Ximenes se deu no ‘contexto de reestruturação da Gerência Executiva Local’ e ‘a nova nomeação está em processo de análise e será divulgada em breve.’.
Procurada novamente, a pasta afirmou que continua trabalhando na seleção do novo gestor executivo local da Rocinha.
*Corrigido às 17h42 para acrescentar o funcionamento do CCDC no prédio da Gerência Executiva Local
[…] O anúncio ocorreu 3 meses após a exoneração do então gestor executivo local Marcondes Alves Ximenes, conforme noticiado pelo Fala Roça no mês passado. […]