Fotos das unidades de saúde lotadas na Rocinha viralizaram esse fim de semana. Moradores relataram um tipo de virose que tem gerado vários sintomas. A qualidade da água fornecida pela concessionária Águas do Rio também foi apontada por moradores como causa da virose.

Informações obtidas pelo Fala Roça apontam que o vírus Influenza A (H3N2) é o responsável pela alta na procura por atendimento médico nas unidades de saúde da Rocinha. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde que afirmou estar atenta ao aumento da procura de atendimento nas unidades de saúde por pessoas que relataram síndrome gripal. 

“Uma investigação epidemiológica está em curso pela Superintendência de Vigilância em Saúde, que na última semana constatou um aumento de resultados positivos para Influenza A nas amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas. Apenas cerca de 3% dos casos testados apresentaram positividade para covid-19.”, informou a secretaria ao Fala Roça.

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SINPI), somente 19.515 doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas nos moradores da Rocinha em 2021.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A doença tem uma taxa de transmissão elevada, podendo ser confundida com sintomas da Covid-19.

Os primeiros sintomas da Influenza, em geral, é febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. 

Como ocorre a transmissão do Influenza

A transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala de uma pessoa infectada para uma pessoa suscetível. A transmissão por aerossol, também pode ocorrer com o vírus influenza. A transmissão pode ainda ocorrer através do contato direto ou indireto com secreções respiratórias, ao tocar superfícies contaminadas com o vírus da gripe e, em seguida, tocar os olhos, nariz ou boca. 

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que as medidas de proteção sejam semelhantes às de covid-19, dentre elas manter o distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos com álcool 70% ou, quando possível, água e sabão.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Idosa de 70 anos morre com suspeita de Covid-19 na UPA da Rocinha

A idosa Maria Luiza Santana do Nascimento, de 70 anos, morreu com…

Infectologista diz que moradores da Rocinha correm risco com coronavírus

Uma das portas de entradas do coronavírus na Rocinha pode ser o turismo

Eraldo Silva: “Crise na saúde pública do Rio atinge patamares alarmantes”

Se a Prefeitura do Rio de Janeiro não recuar na sua decisão…

Menina de 4 anos não morreu por maus-tratos na Rocinha, diz Conselho Tutelar; caso revela extrema pobreza

A menina Larissa Rodrigues da Silva, de 4 anos, não morreu por…