
Fala Roça é selecionado em edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo
Iniciativa busca promover o fortalecimento de mídias locais; 15 organizações do Brasil foram contempladas no edital que oferece aporte financeiro de três anos
O jornal Fala Roça foi selecionado no edital do Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ), iniciativa que promove o fortalecimento de mídias locais em todo o país. Esta é a primeira vez que o Fala Roça recebe apoio institucional voltado para o desenvolvimento de longo prazo do jornalismo local.

O reconhecimento marca o início de uma nova fase, afirma Monique Silva, gestora do Fala Roça. “Além de ser um reconhecimento do nosso trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, é também o início de um novo ciclo onde poderemos pensar pela, primeira vez, em planejamento de desenvolvimento institucional e do jornalismo local por três anos.”
Foram mais de 200 inscrições. No total, 15 iniciativas foram apoiadas. O Fala Roça é a única iniciativa escolhida no Rio de Janeiro. Do norte ao sul do país, a seleção no edital amplia as oportunidades de trocar conhecimento com organizações de outras regiões do Brasil e poder testar processos e formas de fazer jornalismo local.
Criado em 2013, o Fala Roça vem construindo uma trajetória de comunicação popular e independente, dando visibilidade às histórias e vozes da favela. Com o apoio da FAJ, o veículo poderá planejar os próximos três anos de atuação, com foco em fortalecimento institucional, formação de equipe e inovação nos processos de produção jornalística.
A organização segue reafirmando seu compromisso em produzir jornalismo de dentro da favela, com a favela e para a favela.





