Fala Roça e Agência Mural dão ínicio a 3ª Conferência de Jornalismo nas Favelas e Periferias 

compartilhe!

Realizado na Rocinha, evento recebe dezenas de jornalistas de todo Brasil 

A 3ª Conferência de Jornalismo nas Favelas e Periferias, realizada pelo Jornal Fala Roça e a Agência Mural, começou de forma intimista. Bolsistas de diferentes partes do Brasil, comunicadores e organizações parceiras se reuniram no Mirante Rocinha para abrir os trabalhos do encontro que pretende discutir as estratégias de justiça climática para as favelas.  A chuva não atrapalhou a integração. 

Monique Silva, gestora do Fala Roça, relembrou as edições anteriores do evento e destacou a importância de continuar fortalecendo este encontro que é um espaço de construção para diferentes profissionais. Ela destacou que eventos como esse precisam ser feitos pelas mãos das periferias.

“Estamos aqui com jornalistas e comunicadores que pautam em lugares mais e extremos e mais difíceis., que tem muita potência mas também muita luta. É muito bonito de ver porque a Conferência nasceu  da ideia de trazer o jornalismo local para ter um espaço debate, de fala, de troca e outras coisas que faltam mas que nós mesmos conseguimos desenvolver a partir das nossas experiências”, conta Monique. 

Lenne Ferreira, Afoitas e Bioma; e Anderson Meneses, da Agência Mural.

Anderson Meneses, da Agência Mural, também conduziu este primeiro momento citando a importância da Conferência neste momento que antecede a Conferência das Partes, a COP 30, que vai acontecer a partir do dia 11 de novembro, em Belém, no Pará. 

“Apesar dos pesares, e não só os que aconteceram no Rio essa semana, mas tudo que acontece nos nossos territórios, a gente conseguiu reunir jornalistas do país para discutir justiça climática. Estamos em um momento pré-COP e a nossa agenda não está sendo incluída nesse debate tão importante. Então, precisamos continuar batalhando para que o nosso território tenha justiça social”, explica Anderson. 

Equipe Fala Roça, da esquerda para direita: Monique Silva, Rayana Chaves, Jorge Oliveira, Karen Fontoura, Osvaldo Lopes, Tatiana Lima, Nathália da Silva, Rodrigo Silva, Tainara Lima, Lucas Holanda e Joelma Silva.

A programação seguiu com falas de apoiadores como Fabiana Sousa, da Fundação Itaú; Luiz Gustavo Carlos, da Konrad Adenauer; Carolina Oms, da Fundação de Apoio a Jornalismo; e Raísa Cetra, da Artigo 19. Em comum, as falas enalteceram a iniciativa e parabenizaram todos os envolvidos. 

O momento também foi de apresentação dos bolsistas presentes. Com diferentes idades, experiências e localidades, eles trocaram suas expectativas sobre o evento e o valor que a Conferência tem na trajetória de cada um. São mais de 20 veículos de comunicação reunidos para recontar a realidade dos seus territórios. O evento acontece até dia 1º de novembro, sendo parte da programação fechada para os bolsistas convidados. 

Bolsistas da 3ª Conferência de Jornalismo nas Favelas e Periferias são recepcionados no Mirante Rocinha.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail