Estado erra e prefeitura diz que Rocinha tem 2 mortes por coronavírus

compartilhe!

Duas mortes foram por coronavírus foram confirmadas na Rocinha, nesta quarta-feira (8), pela Prefeitura do Rio.

Na terça-feira (7), um painel alimentado pela Secretaria de Estado de Saúde afirmou que cinco pessoas tinham morrido por covid-19 na Rocinha. A pasta voltou atrás e negou a informação das mortes.

A informação dos óbitos foi divulgada pelo Fala Roça ao longo do dia. A secretaria enviou uma nota de correção no qual pediu desculpas pelo erro e corrigiu a informação. “Pedimos desculpas sobretudo aos veículos de comunicação que divulgaram as informações confiando no painel, lançado na última semana com o objetivo de levar mais informações à população”, diz a nota.

De acordo com o Painel COVID-19, da Prefeitura do Rio, além das duas mortes confirmadas, são onze casos confirmados de coronavírus na Rocinha. O número pode aumentar nos próximos dias devido ao período de incubação do vírus e a dificuldade dos moradores com os alertas de isolamento social recomendados pelo Ministério da Saúde.

A cidade do Rio de Janeiro continua em estágio de alerta por causa da epidemia da Covid-19. A orientação da Prefeitura é a de que as pessoas fiquem em casa e só saiam para atividades e trabalho essenciais. “O distanciamento social é necessário para achatar a curva de crescimento do vírus. O novo coronavírus não circula sozinho, ele pega carona com as pessoas. Quanto mais gente circulando, maior o número de infectados”, alerta a Prefeitura.

O isolamento social não é 100% praticado dentro da favela. A divergência nas orientações de segurança por parte das autoridades é um dos fatores que induzem que parte da população relaxe nos cuidados. A precariedade de muitas moradias, aliada ao risco social, econômico, alimentar dessas famílias agravam a situação.

Cobertura local

O Fala Roça está fazendo um monitoramento local de casos suspeitos de coronavírus. Todas as reportagens sobre o tema podem ser encontradas nesta página. Nas redes sociais, estamos verificando informações duvidosas que circulam entre moradores. Viu alguma mensagem estranha na rede social sobre ? Mande para nós e iremos apurar se é verdade ou mentira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *