Coletivo Tamo Junto Rocinha recebe maior honraria da Câmara do Rio
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro entregou nesta segunda-feira (11/04) a medalha Pedro Ernesto, maior honraria da casa, para o coletivo Tamo Junto Rocinha pelo reconhecimento das ações sociais realizadas na Rocinha. A iniciativa partiu do vereador Paulo Pinheiro, tendo em vista os esforços feitos pelo coletivo durante a pandemia de Covid-19 para garantir o abastecimento, informação e educação aos moradores da Rocinha.
“Acho que é a maior importância de reconhecer não só a ação do Tamo Junto mas também compartilhamos esse reconhecimento com todas as instituições, grupos e coletivos das favelas daqui da nossa cidade, que atuaram de forma massiva para mitigar os impactos da pandemia. Receber essa medalha Pedro Ernesto que tem também o seu histórico de dedicação à saúde, educação pública diz muito com o que o Tamo junto propõe à comunidade.”, afirmou o coordenador do coletivo Davison Coutinho.
O coletivo Tamo Junto Rocinha atua desde 2014 em questões de políticas públicas e ações humanitárias, com o apoio de voluntários do próprio território.
Na solenidade, o vereador Paulo Pinheiro (PSOL) elogiou a coletividade dos jovens. “Achamos justíssimo a Câmara aprovar uma medalha para homenagear aqueles que pensam coletivamente e que ajudaram muito na segurança alimentar, no trabalho e na saúde do Rio de Janeiro.”, disse o vereador.
Medalha Pedro Ernesto
A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da resolução nº40, em 20 de Outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional.
A honraria recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, em uma época conturbada, fez frente ao projeto que visava transformar o Rio de Janeiro numa potência do turismo. E por isso sua figura é estampada nas duas medalhas que fazem parte do conjunto.
Na lista de homenageados que já receberam essa honraria consta a Orquestra Maré do Amanhã, a jogadora Marta, o campeão olímpico Paulinho, o narrador José Carlos Araújo, a jornalista Suzana Naspolini, o governador Cláudio Castro e o vice-presidente Hamilton Mourão.