A Rocinha foi a favela mais pesquisada ao longo do século 20, revelou o livro “Pensando as favelas cariocas – 1906-2000”, das autoras Licia do Prado Valladares e Lidia Medeiros. Diversos historiadores, pesquisadores, guias de turismo e a mídia hegemônica foram contando as histórias da Rocinha sem, em muitos casos, ter vivido na Rocinha.

Este mês, a história da Rocinha será contada pelo jornalista e morador da Rocinha, Michel Silva. A aula acontece no dia 13/6, de 19h às 21h30, e faz parte do calendário de atividades gratuitas do Parque de Ideias, na Biblioteca Parque da Rocinha, localizada na Estrada da Gávea, 454 (ao lado da rampa da Cachopa). É necessário fazer inscrição para garantir a vaga na sala.

Cria da Rocinha, Michel Silva é editor-chefe e cofundador do Fala Roça, onde também trabalha com a preservação da memória e história da favela. “Na aula, as pessoas vão fazer uma viagem no tempo passando por diferentes momentos da Rocinha, tendo como base os relatos de moradores mais antigos, livros, documentos, fotografias e vídeos”, destaca Silva.

Desde o surgimento da favela, as migrações, as conquistas sociais, a Ditadura civil-militar e o abandono dos poderes públicos. Para Michel Silva, ouvir os moradores mais antigos é fundamental para pensar o presente e construir o futuro. “Todo mundo morador antigo tem histórias para contar. Apesar de eu ser jovem, da década de 90, conversar com quem veio antes de mim e poder repassar esse conhecimento é muito gratificante”, diz.

O Parque de Ideias busca movimentar de maio a dezembro as três Bibliotecas do Estado, Centro, Manguinhos e Rocinha com shows, palestras, aulas, cursos e oficinas. 

Além da aula de história de Michel Silva, a biblioteca da Rocinha vai receber o show de Jessica Ellen, no dia 30/6, em comemoração aos dez anos da biblioteca e fechando mais um mês do Parque de Ideias. O projeto é realizado pela Debê Produções e conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 

Para ficar por dentro da programação, cursos, shows e oficinas, o público deve realizar as inscrições pelo Instagram.

Serviço

História da Rocinha com Michel Silva 
Dia: 13/06 
Horário: 19h às 21h30
Entrada gratuita mediante inscrição pelo link https://bit.ly/3l8XmrT
Endereço: Estrada da Gávea, n° 454

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Fala Roça realiza 1ª Conferência de Jornalismo Comunitário

O Rio de Janeiro vai sediar a primeira edição da Conferência de…

Fala Roça anuncia retorno de sua versão impressa

O jornal impresso Fala Roça voltará às ruas da Rocinha, no segundo…