Com shows, oficinas, rodas de conversas, aulas e palestras, a Biblioteca Parque da Rocinha promete movimentar culturalmente a Rocinha com o projeto Parque de Ideias, de maio a dezembro, com acesso gratuito para os moradores. O projeto realizado pela Debê Produções conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Também haverá atividades culturais na Biblioteca Parque Estadual e na Biblioteca Parque de Manguinhos.

Na Rocinha, o historiador e professor Luiz Antonio Simas dará o pontapé inicial no dia 15/5, às 14h, com uma roda de conversa sobre o samba e a cultura urbana. No mesmo dia, às 16h, o sambista Mosquito vai promover uma roda de samba.

Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar palestra com Michel Silva sobre a história da Rocinha e shows com Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen. 

Os moradores também vão ter oportunidades com as aulas de desenho, quadrinhos e assistir filmes seguidos de debates, em parceria com o Festival do Rio. Para quem busca qualificação profissional, haverá formação para técnicos de som no estúdio da biblioteca e cursos selecionados a partir de um convênio com a PUC-Rio. O Instituto BAT Brasil oferecerá o Decola Jovem, programa de empreendedorismo para jovens de 18 a 35 anos. 

Para participar dos cursos e oficinas, o público deve realizar as inscrições pelo Instagram. Os shows estão sujeitos à lotação, de acordo com a capacidade de realização do local. 

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Quem é Gabflow, o rapper da Rocinha que chamou atenção de gravadoras

Todo domingo à noite dezenas de pessoas de várias favelas do Rio se encontram em uma roda cultural na Rocinha para rimar, trocar letras, versos, improvisos ou até mesmo poesias entre si.

Projeto na Rocinha empodera mulheres através da cultura do funk

Todo fim de semana os bailes funks de favelas são tomados por…

Clipe de MC Jean, cria da Rocinha, atinge 1,5 milhão de views no Youtube

Foi rápido! A canção “Logo Logo Vai Chegar o Dia” de MC…