Justiça do RJ autoriza instalação de tomógrafo em Igreja Universal da Rocinha
A Prefeitura do Rio conseguiu autorização para prosseguir com a instalação do tomógrafo na Igreja Universal do Reino de Deus, na entrada da Rocinha. A decisão foi obtida na noite desta sexta-feira (15), através do Plantão Judiciário.
O pedido foi atendido pelo desembargador Rogério de Oliveira Souza, da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que concordou com os critérios técnicos apresentados pela prefeitura.
“Estudos técnicos apontam que o único local onde é viável a instalação de tomógrafo e enfermaria com 24 leitos na comunidade da Rocinha é o terreno composto pelo estacionamento e quadra esportiva da Igreja Universal daquela localidade, cedido mediante comodato ao Município do Rio de Janeiro, em razão de suas dimensões e do fácil acesso de veículos de qualquer porte, eis que destinado a exames da população de vários bairros”, avalia o desembargador na decisão.
Ele também destacou que é impossível instalar o tomógrafo na UPA da Rocinha, na quadra da escola de samba Acadêmicos da Rocinha ou no Complexo Esportivo da Rocinha porque são locais de difícil acesso de veículos, “devido ao peso do equipamento e à necessidade de adequação da rede elétrica, além de resultar na interrupção dos atendimentos, no caso da UPA”, ressaltou o desembargador.
O juiz citou a situação em que o Estado se encontra e comparou pandemia de Covid-19 com a Gripe Espanhola. “O período em que o país e o mundo se encontram é diferente de qualquer outra crise de saúde pública, desde a ocorrência da Gripe Espanhola, de 1918.
Em fevereiro de 2020, o desembargador Rogério de Oliveira Souza devolveu os mandatos de dois dos cinco deputados estaduais presos na Operação Furna da Onça, braço da Lava-Jato, que respondiam por crimes de associação criminosa e corrupção passiva. Ele foi homenageado, em 2006, pelo deputado André Corrêa (DEM), um dos alvos da mesma investigação.