O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou na tarde deste sábado (2/05), que o tomógrafo que será enviado para a Rocinha ficará instalado provisoriamente no estacionamento da igreja Universal, no acesso à favela. Sem apresentar justificativas técnicas, Crivella disse que precisa colocar o tomógrafo para funcionar em uma semana, pois é “mais fácil construir no estacionamento da igreja”.

“A entrada vai ficar, inclusive, pelo lado de fora no mercado popular. Depois, a gente coloca lá no alto. Lá em cima. Onde a obra pra chegar o caminhão, pra chegar o equipamento, pra ter uma boa carga elétrica, o tomógrafo precisa de uma boa carga elétrica. Nós vamos ter mais dificuldade. Nós precisamos desse tomógrafo funcionando imediatamente”, declarou o prefeito ao Wallace Pereira, presidente da associação de moradores da Rocinha.

De acordo com Wallace Pereira, que vinha questionando a escolha do local, a UPA é o lugar mais específico, mas nesse momento a necessidade é de atendimento imediato. “Em 10 dias, a secretaria de saúde começará a atender as pessoas lá embaixo [na igreja]. Essa avaliação é positiva porque nós vamos atender todos do Vidigal, Favelinha, São Conrado e enfim. Apesar das polêmicas e politicagens, eu não quero entrar em questões políticas”, disse o presidente da associação de moradores.

Burocracia pode ter impedido escolha da UPA

A instalação na UPA da Rocinha levaria até três meses para ficar pronta, segundo informações obtidas com funcionários da Empresa Municipal de Urbanização (RIOURBE). Ainda não há informações sobre o custo da obra, nem as condições do acordo entre a Prefeitura do Rio e a igreja Universal do Reino de Deus.

Autoridades públicas estão monitorando o caso do tomógrafo na Rocinha, conforme mostramos em outra reportagem.

Segundo o Painel Rio COVID-19, foram registrados 74 moradores da Rocinha com Covid-19 neste sábado (1/05). Nove moradores vieram a óbito e 55 se recuperaram da doença. 100 agentes de sanitização passaram o dia desinfetando becos, vielas, quintais e bares com o apoio de moradores e garis comunitários. A empresa foi contratada pela Cedae em ação complementar ao saneamento nas favelas do Rio de Janeiro.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Projeto criado na Rocinha distribui quentinhas para pessoas em situação de rua no Rio

Quatro amigos e moradores da Rocinha se uniram para amenizar os impactos…

Prefeitura inaugura Memorial da Luta contra a Covid-19 na Rocinha

Uma placa para homenagear a juventude carioca que se empenhou no combate…

Como fazer o teste rápido gratuito da Covid-19 na Rocinha

Apesar da rapidez e praticidade, os testes possuem algumas limitações