Canaleta danificada no Morro Dois Irmãos ameaça moradores da Rocinha
Uma canaleta de escoamento danificada apresenta riscos para quem mora nas localidades da Macega, Roupa Suja e Valão, na Rocinha. Nas fotos, a canaleta não suporta o volume de água e expõe moradias ao perigo. Essa cena se repete toda vez que chove forte na Rocinha.
O presidente da Associação de Moradores da Rocinha, Wallace Pereira, já foi foi alertado por moradores sobre a situação da calha. Wallace informou que enviou fotos para um representante da Cedae e solicitou um reparo emergencial.
Segundo apuração do Fala Roça, a canaleta foi danificada após um deslizamento de rocha. A responsabilidade do reparo é da Secretaria Municipal de Infraestrutura Habitação e Conservação. A pasta foi procurada para comentar sobre a necessidade de uma obra emergencial, mas não respondeu nosso pedido até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para atualização.
Recentemente, técnicos do programa Comunidade Cidade, do governo do estado, fizeram uma visita oficial no local para avaliar a canaleta e a possibilidade de incluir na lista de obras prioritárias da Cedae. Porém, a coordenadora do programa, Ruth Jurberg, descartou a inclusão da canaleta no pacote de obras que serão executadas na Rocinha.
Em nota, a Cedae informou que a canaleta é administrada pela Prefeitura do Rio.
Atualizado às 19h15 do dia 22/9 com resposta da prefeitura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, por meio da Geo-Rio, informa que já realizou uma vistoria no local e a recuperação da canaleta está na programação de obras do órgão.
[…] na década de 90, a canaleta da Rocinha – na encosta do Morro Dois Irmãos – coleciona denúncias de moradores sobre problemas estruturais e riscos de deslizamentos de pedras. O temor aumenta em dias de fortes […]
[…] A Geo-Rio iniciou neste mês as obras de recuperação e desobstrução na canaleta do Morro Dois Irmãos, na Rocinha. A obra emergencial vinha sendo solicitada por moradores e lideranças comunitárias desde 2020, como mostrou uma reportagem do Fala Roça. […]