Operários da CEDAE voltaram a trabalhar nas obras de saneamento básico, na Vila Cruzado, parte alta da Rocinha, no fim de junho. As obras fazem parte do programa Comunidade Cidade, do Governo do Rio. Segundo o governo, as obras foram paralisadas após o Ministério da Saúde decretar situação de calamidade pública no país por conta da pandemia de Covid-19. 

A VIX Construtora é a empreiteira responsável por executar a primeira etapa das obras de implantação de redes de água, esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação na Vila Cruzado, além de reformar o núcleo de atendimento da CEDAE, na Rua 1. A empreiteira receberá R$ 18 milhões para executar o projeto em 12 meses. As obras serão fiscalizadas por uma comissão técnica criada pela CEDAE em maio deste ano.

PAC 1 e PAC 2 não concluíram a meta de resolver o problema do saneamento básico da Rocinha. Foto: Michel Silva/Fala Roça
PAC 1 e PAC 2 não concluíram a meta de resolver o problema do saneamento básico da Rocinha. Foto: Michel Silva/Fala Roça

Com o retorno das obras, a CEDAE abrirá nos próximos dias uma licitação para o desenvolvimento de projetos de infraestrutura no Bairro Barcelos, Via Ápia e Caminho dos Boiadeiros. O órgão solicitou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município a Licença Ambiental Municipal para avançar as obras de saneamento básico.

O governador Wilson Witzel, alvo de processo de impeachment na Câmara dos Deputados, disse que até 2025 serão investidos R$ 2 bi no morro, beneficiando cerca de 120 mil moradores. “É o maior programa de urbanização do Rio”, disse Witzel durante a abertura do ano legislativo.

O que é o programa Comunidade Cidade

Documentos e imagens obtidos pelo Fala Roça no início do ano detalham o plano para a favela que já recebeu diversas obras nas últimas décadas, mas nunca solucionaram os problemas do morro. O caderno de 51 páginas intitulado “Comunidade Cidade – Rocinha em processo”, reúne os projetos e as ações em andamento divididos nos 5 eixos do programa.

Desenvolvido a partir do Plano Diretor da Rocinha, o programa Comunidade Cidade retoma o antigo sonho de milhares de moradores com propostas nas áreas de saneamento básico, mobilidade, habitação, resíduos sólidos e equipamentos. Mas, segundo moradores da Rocinha, os projetos não foram idealizados com a participação dos moradores em sua maioria.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Até 30% dos moradores da Rocinha correm risco de remoção com plano do Governo

Nos últimos anos, a Rocinha recebeu dezenas de programas de urbanização e muitos nunca foram concluídos

Comunidade Cidade: tudo o que sabemos sobre a reforma bilionária na Rocinha

Um misto de expectativas, tensão e dúvidas marcaram a reunião de apresentação…

Imagens revelam como ficará a Rocinha em 5 anos, segundo governo

Saneamento, mobilidade, habitação , resíduos sólidos e equipamentos são os eixos das obras

Canaleta danificada no Morro Dois Irmãos ameaça moradores da Rocinha

Uma canaleta de escoamento danificada apresenta riscos para quem mora nas localidades…