Moradores de várias localidades convivem com um problema antigo no morro: a falta de água. No zap do Fala Roça, há relatos de famílias que ficam até 3 semanas sem abastecimento. De acordo com a Cedae, as irregularidades no fornecimento de água acontecem devido ao crescimento das moradias que dificultam o cálculo inicial.

Os manobristas da água da Rocinha são difíceis de encontrar. Eles trabalham fazendo manobras no fluxo de água e reparos em canos que se perdem em meio aos becos. “Estes técnicos trabalham sob demanda, ou seja, não há quantidade fixa, e as equipes são enviadas ao local de acordo com a necessidade de atuação”, diz a Cedae que não reconhece a denominação dos técnicos.

Sem água em casa, moradores recorrem a bicas que existem há décadas em várias localidades da Rocinha, como esta localizada no Laboriaux. Foto: Eduardo Herculano/Fala Roça

As manobras são realizadas de domingo a domingo no início da manhã. Mas por que a água demora a encher as caixas de águas? Os engenheiros da companhia explicam que os sistemas estão sujeitos a “oscilações do macrossistema, clima e energia elétrica, entre outros”.

Sem obras, sem água

Existem seis elevatórias em operação na Rocinha e três reservatórios: Navio, Terreirão e Laboriaux, que recebem manutenção caso haja necessidade, além de registros distribuídos pelo morro. Porém, os atuais reservatórios não têm capacidade de abastecer todas as casas. Infelizmente o problema continuará existindo a menos que o governo faça próximas etapas das obras do programa Comunidade Cidade, cancelado pelo governador interino do Rio, Cláudio Castro.

Sem as obras de ampliação do abastecimento de água, a Rocinha ainda vai necessitar da atuação das manobras que não resolvem o problema da falta de água.

Essa matéria faz parte da 10° edição impressa do Fala Roça
Clique aqui para ler o jornal em pdf


Apoie o jornalismo de favelas. Apoie o Fala Roça.

Fazer jornalismo na favela é um imenso desafio. Nós sempre fizemos nossas matérias abordando diversos aspectos da Rocinha. Seja no jornal impresso ou no site. Contribuindo com o Fala Roça, você estará fortalecendo o jornalismo feito na favela, independente, e com um olhar de quem nasceu e mora até hoje no morro. Pode dar essa moral? ?

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Reforma do camelódromo da Rocinha deve custar R$ 1,3 milhão

A Prefeitura do Rio, através da Rio-Urbe, autorizou nesta terça-feira (14/12), a…

Complexo Esportivo da Rocinha faz reparos na piscina após acidentes com alunos

A piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Rocinha recebeu reparos emergenciais após…

Quedas de rochas do Morro Dois Irmãos ameaça Rocinha, diz Defesa Civil

Os primeiros sinais de alerta foram registrados em agosto de 2021, quando as rochas atingiram a canaleta da Rocinha.

Até 30% dos moradores da Rocinha correm risco de remoção com plano do Governo

Nos últimos anos, a Rocinha recebeu dezenas de programas de urbanização e muitos nunca foram concluídos