O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) apresentou uma indicação legislativa ao governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), sugerindo a construção de uma unidade do colégio da Polícia Militar na Rocinha.

O pedido foi apresentado em uma reunião extraordinária em agosto de 2019 e publicada no Diário Oficial do Estado. O parlamentar é membro suplente da Comissão de Indicações Legislativas.

Rosenverg Reis disse que os colégios militares têm tido bons resultados porque possuem um ensino de excelência e essas unidades precisam alcançar áreas com maior desigualdade social, como a Rocinha. “Fiz a indicação ao governador, para que as crianças e adolescentes da comunidade tenham oportunidade de receber um ensino de qualidade e que farão diferença no seu crescimento pessoal e profissional’, destacou.

A expectativa de Rosenverg Reis, é que o Wilson Witzel acate, uma vez que, neste governo, já inaugurou uma unidade de ensino e sancionou projetos que tratavam de outras. O Governo do Estado informou, por meio de nota, que não recebeu nenhuma indicação.

Embora o pedido tenha sido feito, a Indicação Legislativa (IL) não tem força de lei. Esse recurso é utilizado por parlamentares para demandas de execução mais simples.

Ensino militar no Rio

O Colégio da PMERJ (CPM) oferece formação do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio completo. O ingresso dos alunos acontece por meio de concurso público e possui aprovações para Universidades Federais, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, para EPCAR entre outros concursos.

O CPM possui três unidades instaladas em Niterói, Campo Grande e Duque de Caxias. Os alunos são dependentes de policiais militares e crianças de favelas, principalmente de Niterói onde se localiza.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

‘Lei Lucas’: creches comunitárias na Rocinha fazem treinamentos de primeiros socorros

Na Rocinha, as creches comunitárias já tomam medidas necessárias para se adaptarem à lei e funcionários são treinados para lidar com situações e possíveis riscos

Biblioteca Parque da Rocinha reabre em meio a evasão escolar no morro

Foi a primeira vez que Iuri Silva, de 12 anos, entrou na…

Como podemos melhorar a vida acadêmica de um morador de favela? Dez conclusões encontradas no Desenrola Rocinha

Em julho, o Fala Roça realizou um Desenrola Rocinha com 20 moradores universitários. Eles discutiram e pensaram soluções sobre os desafios no acesso e permanência nas universidades públicas.

Laudo aponta falhas nas instalações elétricas do CIEP Ayrton Senna da Silva

Nos 4 andares do CIEP, os técnicos da SEEDUC encontraram diversos problemas elétricos, colocando em risco a vida dos estudantes e funcionários