O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB) apresentou uma indicação legislativa ao governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), sugerindo a construção de uma unidade do colégio da Polícia Militar na Rocinha.

O pedido foi apresentado em uma reunião extraordinária em agosto de 2019 e publicada no Diário Oficial do Estado. O parlamentar é membro suplente da Comissão de Indicações Legislativas.

Rosenverg Reis disse que os colégios militares têm tido bons resultados porque possuem um ensino de excelência e essas unidades precisam alcançar áreas com maior desigualdade social, como a Rocinha. “Fiz a indicação ao governador, para que as crianças e adolescentes da comunidade tenham oportunidade de receber um ensino de qualidade e que farão diferença no seu crescimento pessoal e profissional’, destacou.

A expectativa de Rosenverg Reis, é que o Wilson Witzel acate, uma vez que, neste governo, já inaugurou uma unidade de ensino e sancionou projetos que tratavam de outras. O Governo do Estado informou, por meio de nota, que não recebeu nenhuma indicação.

Embora o pedido tenha sido feito, a Indicação Legislativa (IL) não tem força de lei. Esse recurso é utilizado por parlamentares para demandas de execução mais simples.

Ensino militar no Rio

O Colégio da PMERJ (CPM) oferece formação do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio completo. O ingresso dos alunos acontece por meio de concurso público e possui aprovações para Universidades Federais, Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, para EPCAR entre outros concursos.

O CPM possui três unidades instaladas em Niterói, Campo Grande e Duque de Caxias. Os alunos são dependentes de policiais militares e crianças de favelas, principalmente de Niterói onde se localiza.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.