A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio enviou um ofício à Prefeitura do Rio pedindo uma campanha especial na Rocinha para alertar para a importância da segunda dose da vacina da covid-19, após reportagem do Fala Roça revelar que mais de 4 mil pessoas não retornaram aos postos de vacinação para tomar a dose de reforço. 12.408 pessoas foram vacinadas entre os meses de janeiro a abril deste ano no morro.

Segundo o vereador Paulo Pinheiro (PSOL), o mandato foi procurado por moradores da Rocinha preocupados com a baixa adesão à segunda dose da vacina contra covid-19. Além da vacina, o parlamentar cobra mais combate “a desinformação que, sabemos todos, impera nas redes sociais acerca da eficácia e efeitos colaterais relativamente aos imunizantes disponíveis para a população.”.

Percorrendo a favela, os agentes comunitários de saúde alertam que apenas a primeira etapa não garante a imunização completa, já que o sistema imunológico precisa de um reforço para ter a chamada “memória imunológica”.

De acordo com o Painel Rio COVID-19, mantido pela prefeitura, foram confirmados 3.379 casos e 128 moradores vieram a óbitos.

Na sexta-feira (18/06), o prefeito Eduardo Paes anunciou a antecipação do calendário de vacinação por faixa etária, com todas as pessoas de 18 anos ou mais imunizadas com a primeira dose até 31 de agosto. Pelo cronograma anterior, esta etapa só terminaria no dia 21 de outubro. E, segundo, que a vacinação dos adolescentes, de 12 a 17 anos, será realizada entre os dias 1º e 15 de setembro.

“Vamos terminar a vacinação de todos os cariocas acima de 18 anos um mês e 21 dias antes do que tínhamos  previsto. Nos meses de julho e agosto, tem a previsão da chegada de muitas vacinas, o que vai nos permitir acelerar quase um dia para cada idade”, afirmou Paes no Centro de Operações Rio (COR), ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz,.

Até a publicação desta matéria, a Prefeitura do Rio não respondeu se recebeu e não comentou o ofício enviado pela Comissão de Saúde da Câmara. O espaço segue aberto para atualização.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Rocinha vai receber tomógrafo para diagnosticar moradores com a Covid-19

O tomógrafo custou US$ 950 mil e vai realizar, em média, 1.200 exames por mês

Rocinha tem alto risco de contaminação por covid-19, alerta prefeitura

14 dias depois, a Rocinha entrou na lista de bairros com alto…

Projeto resgata história dos mutirões na Rocinha e alerta para cuidados contra a covid-19

Trinta anos separam a vacina contra a covid como protagonista na contenção…

Auxílio emergencial: moradores da Rocinha tentam complementar a renda

Para muitos brasileiros, o auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal, tem sido…