Perder os documentos é sempre uma dor de cabeça, seja se foi por assalto, furto ou puro esquecimento. Caso não consiga recuperar a documentação, terá de gastar tempo e dinheiro para retirar a segunda via de tudo o que foi extraviado. Mas saiba que é possível obter gratuitamente novos documentos através do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC).

Criado em 1992, o CCDC facilita o acesso da população de baixa renda aos serviços públicos de forma integrada, como o acesso à justiça, às questões relacionadas à defesa civil, orientações sobre retirada de documentos e vagas de emprego, entre outras.

Na Rocinha, o atendimento é feito na Região Administrativa, localizado ao lado do Centro Municipal de Saúde Dr Albert Sabin, na Estrada da Gávea, n°250, na Rua 1. Lá, os moradores recebem isenção para retirarem uma nova identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, além de comunhão estável, averbação de certidão.

O atendimento funciona de segunda a sexta, em horários programados com a representante Merynha Sorriso pelo WhatsApp (21) 99967-9567.

Tire suas dúvidas

O que é preciso para obter isenção de 2° via de certidão de nascimento, óbito ou casamento?

Apresentar a cópia ou dados da referida certidão (cartório, n° do livro, folha e termo), um comprovante de residência em nome do requerente. Lembre-se: o pedido só pode ser feito pelo próprio requerente ou seu representante legal. No caso de 2° via de certidão de óbito, comprovar grau de parentesco com o de cujus.

O que é preciso para a isenção de Celebração do Casamento?

Apresentar documentos originais dos noivos, em perfeito estado de conservação. Certidão de Nascimento ou Casamento (averbada). Carteira de Identidade, CPF e CTPS. E também comprovantes de residência em nome dos requerentes.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Recode seleciona jovens para formação completa em programação

Curso intensivo terá duração de cinco meses

Saiba como ser atendido pelo ônibus da ‘Justiça Itinerante’ na Rocinha

Serviço ficou suspenso por cerca de 1 ano e 5 meses

Inscrições abertas para cursos de férias no NEAM/PUC-Rio

São 8 tipos de cursos para jovens entre 14 e 24 anos

Startup oferece curso completo de programação

A Resília está selecionando jovens para ingressar no promissor mercado da tecnologia