Perder os documentos é sempre uma dor de cabeça, seja se foi por assalto, furto ou puro esquecimento. Caso não consiga recuperar a documentação, terá de gastar tempo e dinheiro para retirar a segunda via de tudo o que foi extraviado. Mas saiba que é possível obter gratuitamente novos documentos através do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC).

Criado em 1992, o CCDC facilita o acesso da população de baixa renda aos serviços públicos de forma integrada, como o acesso à justiça, às questões relacionadas à defesa civil, orientações sobre retirada de documentos e vagas de emprego, entre outras.

Na Rocinha, o atendimento é feito na Região Administrativa, localizado ao lado do Centro Municipal de Saúde Dr Albert Sabin, na Estrada da Gávea, n°250, na Rua 1. Lá, os moradores recebem isenção para retirarem uma nova identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento, certidão de óbito, além de comunhão estável, averbação de certidão.

O atendimento funciona de segunda a sexta, em horários programados com a representante Merynha Sorriso pelo WhatsApp (21) 99967-9567.

Tire suas dúvidas

O que é preciso para obter isenção de 2° via de certidão de nascimento, óbito ou casamento?

Apresentar a cópia ou dados da referida certidão (cartório, n° do livro, folha e termo), um comprovante de residência em nome do requerente. Lembre-se: o pedido só pode ser feito pelo próprio requerente ou seu representante legal. No caso de 2° via de certidão de óbito, comprovar grau de parentesco com o de cujus.

O que é preciso para a isenção de Celebração do Casamento?

Apresentar documentos originais dos noivos, em perfeito estado de conservação. Certidão de Nascimento ou Casamento (averbada). Carteira de Identidade, CPF e CTPS. E também comprovantes de residência em nome dos requerentes.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Fala Roça divulga os selecionados para o programa Jovens Líderes da Rocinha

O Fala Roça divulgou nesta segunda-feira (10), o resultado das pessoas selecionadas…

Inscrições abertas para microbolsas de reportagem sobre covid-19 na Rocinha

Os materiais produzidos serão publicados no site do Fala Roça

Startup oferece curso completo de programação

A Resília está selecionando jovens para ingressar no promissor mercado da tecnologia

Projeto busca jovens da Rocinha para criar ideias de impacto para o morro

A Agência de Redes Para Juventude está em busca de jovens moradores…