A Escola de Música da Rocinha está com matrículas abertas para crianças e jovens de 05 a 17 anos de idade, que tenham algum tipo de deficiência. As aulas acontecem presencialmente, na sede da escola, ou online e os alunos contam com atendimento individual e especializado de professores de música com formação em pedagogia, psicomotricidade e psiquiatria. 

Desde 2019 a Escola de Música da Rocinha oferece atendimento especializado a alunos com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo, buscando a socialização e a melhoria do aprendizado desses alunos na escola regular por meio do ensino da Música. Atualmente o Núcleo de Acessibilidade da EMR conta com dezesseis alunos com deficiência, mas a meta é chegar a trinta.

“Oferecemos um atendimento de altíssima qualidade e totalmente gratuito. Os alunos são acompanhados individualmente, no primeiro momento e depois serão incluídos nas aulas regulares de instrumentos. O projeto cresceu bastante nos últimos anos, mesmo com a pandemia, mas ainda temos vagas abertas para crianças e jovens da Rocinha, do Vidigal e das comunidades do entorno”, explica Natália Simonete, coordenadora do projeto.

Criança passa por atendimento na Escola de Música da Rocinha. Foto: Arquivo/EMR

Nas aulas, a metodologia utilizada é baseada na conjugação da prática musical com a psicomotricidade. Através de jogos musicais e histórias, os professores buscam promover a criatividade e a sensibilidade dos alunos, contribuindo para sua maturação psicomotora e prevenindo dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento infantil. O objetivo do projeto é desenvolver a percepção rítmica e melódica, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, na coordenação óculo-manual, na percepção e organização espacial, na lateralidade, no equilíbrio e estimular a memória e a capacidade de concentração dos alunos.

Palestras com especialistas

Além das aulas, o projeto vai realizar duas palestras com especialistas. A primeira palestra acontecerá no dia 03 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Internacional Luta das Pessoas com Deficiência e será transmitida ao vivo pelo Canal da Escola de Música da Rocinha no YouTube. (https://www.youtube.com/channel/UCd0jsZT7xFjbKFMkJAd8j3Q)

Blog e documentário

Pensando em compartilhar a experiência com outros projetos pelo Brasil, a escola vai lançar ainda em outubro um blog com textos e relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. O blog será atualizado mensalmente e poderá ser acessado através do site da Escola de Música da Rocinha (https://escolademusicadarocinha.org.br/

Outro material que está em fase de filmagens é um minidocumentário sobre o projeto. Com roteiro e direção de Cleber Araújo, da TV Tagarela da Rocinha, o filme vai mostrar o desenvolvimento dos alunos ao longo das aulas. O lançamento está previsto para janeiro de 2022 e o filme contará com medidas de acessibilidade como janelas de Libras, legendas closed caption e audiodescrição.

Sobre a Escola de Música da Rocinha

Fundada em 1994 pelo professor de música alemão, Hans Koch, a Escola de Música da Rocinha dedica-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música há mais de 28 anos. Desde então, já ensinou música para milhares de crianças e jovens da Rocinha e atualmente conta com 250 alunos matriculados. Em 2004 se transferiu para o 17º andar do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, ampliando seu atendimento para crianças e jovens do Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas.  Além da sede, a escola conta com outros três polos: no C4, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e na Muzema.

A Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO e é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Inscrições de novos alunos

As inscrições para alunos com deficiência podem ser feitas gratuitamente através do formulário: https://forms.gle/b6wGUYsaWghjbvuCA

Mais informações sobre a Escola de Música da Rocinha

Endereço: Av. Niemeyer, 776, 17º andar – São Conrado, Rio de Janeiro – RJ, 22450-221
Horário de funcionamento durante a pandemia: Terças, Quartas e Quintas de 9h às 16h
Telefones: (21) 3322-6358 / 99259-8636
Whatsapp: 99259-8636
Email: contato@escolademusicadarocinha.org.br
Instagram: @escolademusicadarocinha
Facebook: facebook.com/EMRocinha

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR