A Escola de Música da Rocinha está com matrículas abertas para crianças e jovens de 05 a 17 anos de idade, que tenham algum tipo de deficiência. As aulas acontecem presencialmente, na sede da escola, ou online e os alunos contam com atendimento individual e especializado de professores de música com formação em pedagogia, psicomotricidade e psiquiatria. 

Desde 2019 a Escola de Música da Rocinha oferece atendimento especializado a alunos com deficiência intelectual, como síndrome de Down e autismo, buscando a socialização e a melhoria do aprendizado desses alunos na escola regular por meio do ensino da Música. Atualmente o Núcleo de Acessibilidade da EMR conta com dezesseis alunos com deficiência, mas a meta é chegar a trinta.

“Oferecemos um atendimento de altíssima qualidade e totalmente gratuito. Os alunos são acompanhados individualmente, no primeiro momento e depois serão incluídos nas aulas regulares de instrumentos. O projeto cresceu bastante nos últimos anos, mesmo com a pandemia, mas ainda temos vagas abertas para crianças e jovens da Rocinha, do Vidigal e das comunidades do entorno”, explica Natália Simonete, coordenadora do projeto.

Criança passa por atendimento na Escola de Música da Rocinha. Foto: Arquivo/EMR

Nas aulas, a metodologia utilizada é baseada na conjugação da prática musical com a psicomotricidade. Através de jogos musicais e histórias, os professores buscam promover a criatividade e a sensibilidade dos alunos, contribuindo para sua maturação psicomotora e prevenindo dificuldades de aprendizagem e do desenvolvimento infantil. O objetivo do projeto é desenvolver a percepção rítmica e melódica, auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e grossa, na coordenação óculo-manual, na percepção e organização espacial, na lateralidade, no equilíbrio e estimular a memória e a capacidade de concentração dos alunos.

Palestras com especialistas

Além das aulas, o projeto vai realizar duas palestras com especialistas. A primeira palestra acontecerá no dia 03 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Internacional Luta das Pessoas com Deficiência e será transmitida ao vivo pelo Canal da Escola de Música da Rocinha no YouTube. (https://www.youtube.com/channel/UCd0jsZT7xFjbKFMkJAd8j3Q)

Blog e documentário

Pensando em compartilhar a experiência com outros projetos pelo Brasil, a escola vai lançar ainda em outubro um blog com textos e relatórios sobre o desenvolvimento do projeto. O blog será atualizado mensalmente e poderá ser acessado através do site da Escola de Música da Rocinha (https://escolademusicadarocinha.org.br/

Outro material que está em fase de filmagens é um minidocumentário sobre o projeto. Com roteiro e direção de Cleber Araújo, da TV Tagarela da Rocinha, o filme vai mostrar o desenvolvimento dos alunos ao longo das aulas. O lançamento está previsto para janeiro de 2022 e o filme contará com medidas de acessibilidade como janelas de Libras, legendas closed caption e audiodescrição.

Sobre a Escola de Música da Rocinha

Fundada em 1994 pelo professor de música alemão, Hans Koch, a Escola de Música da Rocinha dedica-se ao trabalho de desenvolvimento social através da música há mais de 28 anos. Desde então, já ensinou música para milhares de crianças e jovens da Rocinha e atualmente conta com 250 alunos matriculados. Em 2004 se transferiu para o 17º andar do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo De Lamare, ampliando seu atendimento para crianças e jovens do Vidigal, Parque da Cidade e Vila Canoas.  Além da sede, a escola conta com outros três polos: no C4, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e na Muzema.

A Escola de Música da Rocinha tem a chancela da UNESCO e é registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Inscrições de novos alunos

As inscrições para alunos com deficiência podem ser feitas gratuitamente através do formulário: https://forms.gle/b6wGUYsaWghjbvuCA

Mais informações sobre a Escola de Música da Rocinha

Endereço: Av. Niemeyer, 776, 17º andar – São Conrado, Rio de Janeiro – RJ, 22450-221
Horário de funcionamento durante a pandemia: Terças, Quartas e Quintas de 9h às 16h
Telefones: (21) 3322-6358 / 99259-8636
Whatsapp: 99259-8636
Email: contato@escolademusicadarocinha.org.br
Instagram: @escolademusicadarocinha
Facebook: facebook.com/EMRocinha

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Recode seleciona jovens para formação completa em programação

Curso intensivo terá duração de cinco meses

Saiba como ser atendido pelo ônibus da ‘Justiça Itinerante’ na Rocinha

Serviço ficou suspenso por cerca de 1 ano e 5 meses

Startup oferece curso completo de programação

A Resília está selecionando jovens para ingressar no promissor mercado da tecnologia

Senac abre inscrições para cursos gratuitos na Rocinha no início de 2020

Unidade avançada terá nove turmas nas áreas de Hotelaria e Gestão