Defesa Civil Municipal registrou mais de 100 vistorias na Rocinha em 2022
A Defesa Civil Municipal realizou 114 vistorias entre janeiro até outubro de 2022 em diferentes localidades da Rocinha. De acordo com a Subsecretaria de Defesa Civil, das 114 vistorias realizadas, 16 tiveram atendimento emergencial e 40 vistorias foram arquivadas por não apresentarem risco ao local vistoriado.
Foram executadas 120 interdições, foi solicitada a demolição de 9 edificações e o lançamento de lona plástica em 1 talude. Os casos que chegam pela central da Defesa Civil Municipal são atendidos por diferentes órgãos.
Uma casa de três andares com cobertura desabou na Rocinha, nesta quinta-feira (17/11), na localidade Cidade Nova, na parte baixa da Rocinha. O desabamento ocorreu por volta de 8h da manhã na Travessa Luz, próximo ao Caminho do Boiadeiro. Segundo moradores, na casa, moravam um casal e um filho. O impacto gerou uma onda de poeira, afetando as vias respiratórias de vizinhos que acordaram no susto. Um morador identificado como Lorinaldo Costa Monteiro, de 54 anos, está desaparecido e não se sabe a causa do ocorrido.
Os bombeiros e as equipes da Defesa Civil já estão no local fazendo o resgate de cerca de 20 pessoas que ficaram ilhadas com o desabamento. A equipe da Secretaria de Assistência Social também está a caminho para colaborar com o resgate e acolhimento das pessoas impactadas com o desabamento. Até o momento não há registros de feridos e nem da causa do ocorrido.
“Pelo que apurei com as equipes da subprefeitura que estão no local acompanhando os trabalhos, ao que parece era uma casa de 3 andares com uma cobertura. Num primeiro momento a Defesa Civil aponta que o desabamento não abalou as estruturas vizinhas. Os trabalhos seguem no local com a retirada de escombros e buscas de possíveis desaparecidos. Apenas após a retirada dos escombros e limpeza da área será possível oferecer um parecer oficial sobre os impactos do desabamento.”, disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.