Profissionais de saúde que atuam na Rocinha denunciam que o tomógrafo instalado no Centro de Imagem da Rocinha queimou por falta de refrigeração. Na quinta-feira passada (18/6), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o tomógrafo começaria a atender a população nesta segunda-feira (22/6). O Fala Roça procurou a Secretaria Municipal de Saúde que não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

A informação de que o aparelho sofreu uma pane também foi divulgada em um telejornal da TV Globo na noite desta segunda-feira (22/6).

O assessor da Prefeitura do Rio, William de Oliveira, publicou em sua conta no Facebook, nesta terça-feira (23/6), que foi até o local para averiguar as condições do aparelho de tomografia. “Era fake news ele vai funcionar 24hrs segue a utilização a partir de hoje. Os que querem atendimento passará pela clínica da família, UPA ou qualquer unidade municipal de saúde”, informou no post. No entanto, não há confirmação sobre a data da filmagem do material.

A vice-presidente da Câmara dos Vereadores, a vereadora Tania Bastos, afirmou que o tomógrafo instalado na Rocinha já está em funcionamento para a realização de exames. No entanto, o Fala Roça foi até o Centro de Imagem no terreno da igreja Universal do Reino de Deus e encontrou o acesso fechado para pacientes.

Perto dali, o prefeito do Rio Marcelo Crivella e funcionários do Hospital Municipal Miguel Couto e do CER Leblon fizeram uma coletiva de imprensa para apresentar os equipamentos que chegaram para as unidades hospitalares.

O coordenador do coletivo Fala Subúrbio, Danilo Firmino, disse que pedirá a Justiça do Rio para que façam uma perícia no aparelho. “Nossos advogados já fizeram um pedido que a Justiça do Rio verifique os motivos pelos quais o tomógrafo foi danificado e responsabilize o culpado. O culpado sem dúvida foram aqueles que afirmaram que o local tinha condições de receber o aparelho. Os atos de improbidade administrativa do atual prefeito e sua gestão é um fio sem fim para a população carioca.”, afirmou Danilo Firmino.

Está semana a prefeitura divulgou uma pesquisa no qual estimam que 16 mil moradores da Rocinha estão com Covid-19. Segundo o painel de monitoramento da Covid-19 na Rocinha, já foram registradas 58 mortes no morro. 228 moradores permanecem internados com síndrome respiratória aguda grave e 87 tiveram alta registrada. 

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Sem cobrar, motorista de app leva idosos para vacinar contra covid-19 na Rocinha

O início da vacinação de idosos contra a Covid-19 no Rio vem…

Homem de 43 anos morre com coronavírus após dar entrada na UPA da Rocinha

Um homem de 43 anos morreu com coronavírus na última quinta-feira (16),…

Rocinha lidera nº de casos de coronavírus em favelas no Rio; já são 34 infectados

34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19,…

Desempregado, padeiro produz pães e doa para moradores na Rocinha

Em média, cada saco montado pela família de Isael Jacinto tem 5 pães