Mapa apresenta pontos de cultura na Rocinha. (Foto: Divulgação/ Fala Roça)
Mapa apresenta pontos de cultura na Rocinha. (Foto: Divulgação/ Fala Roça)

Segundo dados do Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somente no Rio de Janeiro existem mais de mil favelas.

Nos mapas digitais, o termo “favela” foi censurado na localização de diversas favelas da capital carioca. Por causa disso, o Fala Roça mapeou mais de cem manifestações culturais e lançou o Mapa Cultural da Rocinha.

Projetos de comunicação, dança, teatro, escolas, quadras poliesportivas e outros locais foram incluídos no mapa com a ajuda de um GPS.

O trabalho de mapeamento exigiu muitos dias de caminhada pelo morro. Apesar de muito trabalhoso, mapeamos iniciativas que ocorrem dentro da Rocinha. Um dos exemplos que estão no mapa são as atividades lúdicas oferecidas para crianças e jovens há 15 anos, pelo Tio Li, na Cachopa.

O projeto Spin Rocinha, coordenado pelo morador Renato Josivaldo, 53 anos, também foi mapeado. “Gostei da ideia porque as pessoas que não conhecem a Rocinha podem ver os projetos culturais que existem aqui”, conta ele.
O mapa é colaborativo e os usuários podem cadastrar novas atividades de forma rápida e simples pelo site: www.falaroca.com/mapa.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Inscrições abertas para a segunda oficina de comunicação comunitária

De dentro para dentro. Assim pode ser resumido o jornalismo praticado pelos…

Sem a conclusão do PAC 1, Governo do Rio quer iniciar o PAC 2 na Rocinha

No início de 2018, o Fala Roça solicitou dados ao Governo do…