A coordenação do jornal Fala Roça anunciou neste sábado (06/06) os novos voluntários do projeto. A reformulação na equipe – composta por 12 pessoas – visa dar oportunidades a jovens que têm interesse em comunicação comunitária e impressa. A partir das novas funções, a equipe será responsável por preparar as próximas edições do jornal.

mosaico1A coordenação foi dividida em três áreas: execução, produção e edição. Formada em Publicidade e Propaganda na UniverCidade, Michele Silva, 25 anos, assumiu a coordenadoria executiva do jornal. A jovem também coordena o Viva Rocinha, uma mídia comunitária da Rocinha na plataforma digital.

Os estudantes de Comunicação Social da PUC-Rio, Michel Silva, 21 anos, e Beatriz Calado, 21 anos, completam a coordenação. Michel assume a produção e Beatriz atuará na edição do conteúdo impresso. Beatriz fazia parte da TV PUC, do Projeto Comunicar da PUC-Rio, e agora é estagiária do jornal carioca O Dia.

Michel atua com comunicação comunitária desde 2011 e é responsável pelo Viva Rocinha. Além disso, trabalhou na cobertura da Copa do Mundo 2014 pela Coca Cola Brasil. Atualmente ele é estagiário na área de ação social no Instituto Moreira Salles, na Gávea, zona sul do Rio.

Marcelo Junior, 25 anos, é estudante de Engenharia de Produção na Unicarioca. Morador do Vidigal, comunidade vizinha a Rocinha, ele é responsável pela área financeira do jornal. Assim como outros integrantes, a chance de ganhar experiência foi um fator importante para tornar-se voluntário. “Vejo uma oportunidade de crescimento profissional tendo cobrança sem ser comissionado, apenas por gostar e é uma oportunidade de conhecimento em uma área que não tenho experiência nenhuma.”, conta ele.

mosaico2Em busca de novas experiências na vida, a jovem Tainara Lima, 20 anos, atuará na assessoria de imprensa da equipe. Apesar da inexperiência com a imprensa, ela é comunicativa e espera adquirir experiência com outros integrantes do jornal que já trabalham com comunicação.

Déo Martins, 22 anos, é um dos idealizadores do Intervem Favela. O projeto é um movimento coletivo de articulação sociocultural e participação popular através de intervenções nos espaços públicos da Rocinha. Com a experiência adquirida nas intervenções culturais, o jovem aplicará seu conhecimento com eventos no Fala Roça.

Formada em Gestão Empresarial pela universidade Castelo Branco, Monique Silva, 24 anos, será responsável por captar recursos através de editais.

A diagramação será comandada pelo estudante de Publicidade da PUC-Rio Rafael Bressan, de 22 anos. Recentemente, ele estudou Artes e Tecnologia na Saxion University of Applied Sciences, na Holanda. A parte fotográfica do jornal ficará com o fotógrafo Rodolfo Menezes, de 20 anos, estudante de Publicidade na PUC-Rio. Ele será o responsável por registrar as fotos para o Fala Roça com um toque de fotojornalismo.

mosaico3Os correspondentes locais são muito mais que moradores. Eles são articuladores locais. Conhecem os becos e vielas da localidade onde moram, possuem afetividade com os moradores e indicam boas pautas para o jornal. Para essa função, convidamos os moradores Jorge Ricardo “Kadinho” e Michelle Lacerda.

Para completar a equipe, a carioca Sheila Nogueira, 45 anos, prestará consultoria para o jornal. Ela é formada em Serviço Social pela UERJ e pós-graduada em Planejamento de Políticas Sociais pela FSS/UERJ. Atua a mais de 20 anos na elaboração e gestão de projetos sociais, especialmente voltados para jovens.

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Atenção Básica à Saúde na Rocinha sofre com descaso da Prefeitura

Agente comunitário de saúde relata a dramática situação dos ACS

Britânico cria escola de inglês gratuita na Rocinha

Seja a mudança que você quer ver no mundo. Inspirado no pensamento…

O que podemos esperar da crise na saúde pública do Rio em 2020

Uma das maiores conquistas democráticas trazidas pela Constituição de 1988, aquela que…

Moradores da Rocinha vencem 3ª edição do Festival Brasileiro de Nanometragem

Sob aplausos da platéia, o vídeo “Anjos não falam” venceu o 3º…