Inaugurado discretamente há duas semanas pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella, o Centro de Imagem da Rocinha onde estão instalados o tomógrafo e um aparelho de raio-x, permanece fechado porque não tem técnicos capacitados para operar as máquinas.

Inicialmente, os aparelhos seriam instalados na UPA da Rocinha. O espaço foi montado no estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus após uma batalha judicial e custou R$ 500 mil aos cofres públicos. Nenhum leito de enfermaria foi construído após promessa feita pelo prefeito.

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde não respondeu quando começará os atendimentos de tomografia e raio-x no Centro de Imagem da Rocinha.

Espaço público de saúde continua fechado mesmo após ser inaugurado há 2 semanas. Foto: Leitor/Reprodução

Um boato circulou no fim de semana de que a recepção para o atendimento ao tomógrafo estaria sendo instalado no 12° andar do Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, próximo a Igreja Universal do Reino de Deus. O Fala Roça apurou que a informação não procede.

Segundo assessores do prefeito, há estudos sendo feitos para a criação de um espaço para realizar serviço de ultrassonografia no centro de cidadania, entretanto, sem garantias de que será realizado porque o prédio não possui a estrutura necessária para esse tipo de atendimento

Segundo monitoramento feito pela ONG Voz das Comunidades, 61 moradores já morreram pelo novo coronavírus na Rocinha. Outras 20 mortes suspeitas estão sendo analisadas. 124 moradores foram confirmados com o vírus e 83 conseguiram se recuperar.

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro (RioSaúde) determinou a criação de comissão de óbito na UPA da Rocinha para acompanhar as mortes de moradores por Covid-19. 

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Homem de 43 anos morre com coronavírus após dar entrada na UPA da Rocinha

Um homem de 43 anos morreu com coronavírus na última quinta-feira (16),…

Rocinha lidera nº de casos de coronavírus em favelas no Rio; já são 34 infectados

34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19,…

Desempregado, padeiro produz pães e doa para moradores na Rocinha

Em média, cada saco montado pela família de Isael Jacinto tem 5 pães

Homem morre de coronavírus 17 dias após perder pai para a doença na Rocinha

Alexandre Moreira ficou internado por 2 semanas no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer