O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou um tomógrafo e um aparelho de raio-x no estacionamento da igreja Universal do Reino de Deus, no acesso a Rocinha, na manhã desta quarta-feira (3). Para evitar a imprensa, Crivella veio acompanhado do secretário municipal de infraestrutura e assessores locais sem divulgar nas redes sociais e canais oficiais da prefeitura.

A enfermaria com 24 leitos não foi feita, conforme está no planejamento da obra.

Na segunda-feira (1/6), o Fala Roça procurou a assessoria de imprensa para saber a data de inauguração do aparelho que é de interesse público. “Quando confirmada, a data de inauguração do tomógrafo da Rocinha – bem como todas as informações sobre o equipamento – será passada a toda a imprensa, que poderá cobrir”, disse a assessoria da Secretaria Municipal da Casa Civil.

A informação da possível inauguração do tomógrafo nesta quarta-feira foi revelada pelo Fala Roça dias atrás. Apesar de ter sido inaugurado hoje, o aparelho ainda não pode ser utilizado por pacientes porque precisa passar por testes e treinamento da equipe. Uma reportagem do jornal O Globo revelou que os centros de imagem inaugurados por Crivella não produzem exames porque não tem operadores de tomógrafos capacitados para operar as máquinas.

A instalação do tomógrafo no terreno da igreja Universal do Reino de Deus foi autorizada pela Justiça do Rio após a prefeitura ter recorrido da decisão que ordenava a instalação na UPA da Rocinha. Crivella disse que após a pandemia da Covid-19, a estrutura será desmontada e instalada na UPA. A obra na igreja custou R$ 500 mil aos cofres públicos.

Depois da inauguração, Crivella publicou na rede social Twitter, a seguinte mensagem: “Mais um tomógrafo foi instalado na nossa cidade. Dessa vez, na Rocinha. Estamos num grande combate à Covid-19 e o aparelho, de última geração, vai nos ajudar a diagnosticar, precocemente, a pneumonia causada pela doença. Essa é uma grande batalha mas, juntos, vamos vencer.”

Em nota enviada às 19h12, a “prefeitura informou à imprensa o início da série de inaugurações das instalações de tomógrafos em bairros para detecção precoce da Covid-19 e, em seguida, passou somente a atualizá-la no site oficial — onde está o conjunto das informações, modificadas a partir das novas instalações. Foi assim não apenas com o da Rocinha, mas com demais inaugurações anteriores, como, por exemplo, em Campo Grande, na Maré, em Madureira. O prefeito vem registrando as inaugurações nas próprias redes sociais.”

*Atualizado às 22h12

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Sem cobrar, motorista de app leva idosos para vacinar contra covid-19 na Rocinha

O início da vacinação de idosos contra a Covid-19 no Rio vem…

Homem de 43 anos morre com coronavírus após dar entrada na UPA da Rocinha

Um homem de 43 anos morreu com coronavírus na última quinta-feira (16),…

Rocinha lidera nº de casos de coronavírus em favelas no Rio; já são 34 infectados

34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19,…

Desempregado, padeiro produz pães e doa para moradores na Rocinha

Em média, cada saco montado pela família de Isael Jacinto tem 5 pães