O Prefeito do Rio, Marcelo Crivella, inaugurou um tomógrafo e um aparelho de raio-x no estacionamento da igreja Universal do Reino de Deus, no acesso a Rocinha, na manhã desta quarta-feira (3). Para evitar a imprensa, Crivella veio acompanhado do secretário municipal de infraestrutura e assessores locais sem divulgar nas redes sociais e canais oficiais da prefeitura.

A enfermaria com 24 leitos não foi feita, conforme está no planejamento da obra.

Na segunda-feira (1/6), o Fala Roça procurou a assessoria de imprensa para saber a data de inauguração do aparelho que é de interesse público. “Quando confirmada, a data de inauguração do tomógrafo da Rocinha – bem como todas as informações sobre o equipamento – será passada a toda a imprensa, que poderá cobrir”, disse a assessoria da Secretaria Municipal da Casa Civil.

A informação da possível inauguração do tomógrafo nesta quarta-feira foi revelada pelo Fala Roça dias atrás. Apesar de ter sido inaugurado hoje, o aparelho ainda não pode ser utilizado por pacientes porque precisa passar por testes e treinamento da equipe. Uma reportagem do jornal O Globo revelou que os centros de imagem inaugurados por Crivella não produzem exames porque não tem operadores de tomógrafos capacitados para operar as máquinas.

A instalação do tomógrafo no terreno da igreja Universal do Reino de Deus foi autorizada pela Justiça do Rio após a prefeitura ter recorrido da decisão que ordenava a instalação na UPA da Rocinha. Crivella disse que após a pandemia da Covid-19, a estrutura será desmontada e instalada na UPA. A obra na igreja custou R$ 500 mil aos cofres públicos.

Depois da inauguração, Crivella publicou na rede social Twitter, a seguinte mensagem: “Mais um tomógrafo foi instalado na nossa cidade. Dessa vez, na Rocinha. Estamos num grande combate à Covid-19 e o aparelho, de última geração, vai nos ajudar a diagnosticar, precocemente, a pneumonia causada pela doença. Essa é uma grande batalha mas, juntos, vamos vencer.”

Em nota enviada às 19h12, a “prefeitura informou à imprensa o início da série de inaugurações das instalações de tomógrafos em bairros para detecção precoce da Covid-19 e, em seguida, passou somente a atualizá-la no site oficial — onde está o conjunto das informações, modificadas a partir das novas instalações. Foi assim não apenas com o da Rocinha, mas com demais inaugurações anteriores, como, por exemplo, em Campo Grande, na Maré, em Madureira. O prefeito vem registrando as inaugurações nas próprias redes sociais.”

*Atualizado às 22h12

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Homem de 43 anos morre com coronavírus após dar entrada na UPA da Rocinha

Um homem de 43 anos morreu com coronavírus na última quinta-feira (16),…

Rocinha lidera nº de casos de coronavírus em favelas no Rio; já são 34 infectados

34 moradores da Rocinha estão infectados com o novo coronavírus, o covid-19,…

Desempregado, padeiro produz pães e doa para moradores na Rocinha

Em média, cada saco montado pela família de Isael Jacinto tem 5 pães

Homem morre de coronavírus 17 dias após perder pai para a doença na Rocinha

Alexandre Moreira ficou internado por 2 semanas no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer