A Câmara Municipal do Rio de Janeiro entregou nesta segunda-feira (11/04) a medalha Pedro Ernesto, maior honraria da casa, para o coletivo Tamo Junto Rocinha pelo reconhecimento das ações sociais realizadas na Rocinha. A iniciativa partiu do vereador Paulo Pinheiro, tendo em vista os esforços feitos pelo coletivo durante a pandemia de Covid-19 para garantir o abastecimento, informação e educação aos moradores da Rocinha. 

“Acho que é a maior importância de reconhecer não só a ação do Tamo Junto mas também compartilhamos esse reconhecimento com todas as instituições, grupos e coletivos das favelas daqui da nossa cidade, que atuaram de forma massiva para mitigar os impactos da pandemia. Receber essa medalha Pedro Ernesto que tem também o seu histórico de dedicação à saúde, educação pública diz muito com o que o Tamo junto propõe à comunidade.”, afirmou o coordenador do coletivo Davison Coutinho. 

O coletivo Tamo Junto Rocinha atua desde 2014 em questões de políticas públicas e ações humanitárias, com o apoio de voluntários do próprio território.

Na solenidade, o vereador Paulo Pinheiro (PSOL) elogiou a coletividade dos jovens. “Achamos justíssimo a Câmara aprovar uma medalha para homenagear aqueles que pensam coletivamente e que ajudaram muito na segurança alimentar, no trabalho e na saúde do Rio de Janeiro.”, disse o vereador. 

Medalha Pedro Ernesto

A Medalha de Mérito Pedro Ernesto foi criada através da resolução nº40, em 20 de Outubro de 1980. Ela é a principal homenagem que a Câmara Municipal do Rio de Janeiro presta a quem mais se destaca na sociedade brasileira ou internacional. 

A honraria recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto, em uma época conturbada, fez frente ao projeto que visava transformar o Rio de Janeiro numa potência do turismo. E por isso sua figura é estampada nas duas medalhas que fazem parte do conjunto.

Na lista de homenageados que já receberam essa honraria consta a Orquestra Maré do Amanhã, a jogadora Marta, o campeão olímpico Paulinho, o narrador José Carlos Araújo, a jornalista Suzana Naspolini, o governador Cláudio Castro e o vice-presidente Hamilton Mourão. 

Assine nossa newsletter

Receba por e-mail informações sobre a maior favela do Brasil.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

10 chapas disputam a eleição da Associação de Moradores da Rocinha

Passada a eleição municipal, os moradores voltam as atenções para a eleição…

Brechó troca roupas por alimentos que são doados para famílias na Rocinha

Sentada dobrando as roupas e combinando novas doações, a faxineira diz que encara a iniciativa como uma terapia

Senac oferece cursos profissionalizantes gratuitos na Rocinha

O Senac RJ está com inscrições abertas para cursos gratuitos de capacitação…