O Barraco Adentro, podcast criado pelo jornalista Cleber Araújo, lançou no início de julho uma temporada com sete episódios sobre moradores que participaram de mobilizações e conquistas significativas para a Rocinha — contemplando acontecimentos que ficaram às margens da história oficial da cidade do Rio de Janeiro. O podcast é dedicado a contar histórias relacionadas ao cotidiano favelado.

“Rocinha, uma história de lutas” é a primeira temporada do programa, disponível no Spotify e conta a história de José Martins de Oliveira, liderança que desde a década de 1970 batalha para implementar serviços básicos de saneamento em prol da melhoria da qualidade de vida no território. Em seus relatos, Martins relembra a sua atuação na instalação da rede de água potável no Bairro Barcelos (parte baixa da Rocinha) e a importância dos padres jesuítas na organização comunitária nas frentes populares que resultaram em conquistas significativas para comunidade.

O idealizador Cleber Araújo contou ao Fala Roça que o projeto planeja disputar o imaginário coletivo com uma abordagem mais humanizada sobre a favela e o favelado. Nascido e criado na Rocinha, para ele é importante resgatar histórias silenciadas. “São histórias, que foram silenciadas e negligenciadas pela ótica dos ‘vencedores’ [classe dominante/elite privilegiada]. Essa é uma questão que venho debatendo de alguma forma. Favela é cidade e nós, cidadãos, temos que estar inseridos”, explicou Araújo.

Os outros episódios abordam assuntos como saneamento básico, educação, comunicação comunitária, cultura e muitos outros. Sempre buscando pessoas que participaram ativamente dessas lutas, como o Sr Martins [participante do primeiro episódio] que atuou no bairro Barcelos com a conquista do direito à água. Pessoas que valorizam o espírito da comunidade, coletividade.

“Quando olhamos para trás e vemos a comunidade [o que a Rocinha se forma], há muita especulação imobiliária, uma potência enorme e muitas outras coisas acontecendo. Ela [a favela/comunidade] vai perdendo a capacidade de ser comunidade e se torna território, no sentido acadêmico de que esse lugar cresce e há conflitos de interesses, e as pessoas vão se importando menos no quesito comunidade.”, avalia o criador do podcast.

Para ouvir o Barraco Adentro é preciso acessar o Spotify, plataforma onde o programa está hospedado. Também é possível acompanhar os episódios pelo Google Podcasts, que facilita o acesso para pessoas com dificuldades ou que não querem baixar o Spotify.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Mestre Manel da Capoeira: 40 anos de Rocinha e muita história pra contar

Migrante aos 19 anos, ele chegou ao Rio sozinho, sem dinheiro, pouco estudo e com muitos sonhos

Grupo de dança na Rocinha procura bailarinos para espetáculo afro brasileiro

Na próxima sexta-feira (15/1), a professora dança e coreógrafa Ana Lúcia Silva realizará uma audição para…

Projeto de lei propõe alterar nome da Biblioteca Parque da Rocinha para homenagear educadora

Tramita na Câmara Municipal do Rio de Janeiro um projeto de lei…

Disputa entre TV Globo e Bibi Perigosa pode impedir que ‘A Força do Querer’ seja reprisada

Rocinha resident and actress Fabiana Escobar, whose biography inspired the main plot…