Programa Jovens Líderes da Rocinha

Iniciativa promovida pelo Fala Roça, em parceria com a Prefeitura do Rio, destinada a jovens interessados em impactar positivamente suas favelas. Este projeto é resultado do Edital Ações Locais – Edição Paulo Gustavo, apoiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

O Programa Jovens Líderes da Rocinha é uma iniciativa destinada a capacitar 50 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, em áreas essenciais como comunicação, defesa de causas (advocacy) e gestão de projetos. Dividido em dois ciclos de dois meses cada, o programa busca fortalecer os laços com as iniciativas culturais e projetos identificados pelo Mapa Cultural da Rocinha, criado em 2015, e promover a participação cívica entre os jovens da favela. 👦🏽👧🏽

O Mapa Cultural da Rocinha, resultado de uma pesquisa detalhada na favela, revelou mais de 150 iniciativas culturais, muitas das quais são lideradas por mulheres. Contudo, muitos projetos sociais na favela enfrentam desafios em captar recursos financeiros e em práticas de gestão e comunicação. Para enfrentar essas dificuldades, o programa Jovens Líderes oferece uma formação prática que aborda essas necessidades.

Os participantes do programa participam de workshops especializados, onde adquirem habilidades práticas para aplicar em suas iniciativas locais. São introduzidos ao vocabulário do terceiro setor, aprendendo a dialogar com instituições e empresas privadas interessadas em investimentos sociais. Além disso, aprendem técnicas de defesa de causa para promover mudanças políticas, participaram de simulações de apresentações de projetos e desenvolverão habilidades para a comunicação institucional nas mídias sociais.

As aulas acontecem duas vezes por semana, na sede do Fala Roça, das 17h às 20h. O programa também oferece acompanhamento e suporte contínuo para garantir que os jovens líderes continuem a aprimorar suas habilidades e a exercer um papel ativo na geração de mudanças positivas na Rocinha, mesmo após o término do treinamento.

espalha geral