A Prefeitura do Rio tem 51 gerências executivas na cidade, uma delas é na Rocinha. Há pelo menos 2 meses o então gestor executivo local Marcondes Alves Ximenes foi exonerado do cargo.

O imóvel de 3 pavimentos, na Estrada da Gávea, n° 242, abriga – ou abrigava – diversos serviços públicos. As ligações telefônicas não são atendidas há semanas. Moradores que vão até o local não conseguem orientações básicas.

Ximenes ocupou o cargo por um ano entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022. A Gerência Executiva Local auxilia a prefeitura na gestão do bairro e são responsáveis por trazer serviços públicos, fiscalizar e fazer comunicação com os moradores.

No prédio, o Fala Roça identificou o funcionamento do programa Casa do Trabalhador, mantido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB-RJ) e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

No ano passado, o prefeito Eduardo Paes explicou que o gestor executivo local é uma espécie de prefeitinho. “Eles são a porta de entrada das demandas do cidadão.”, disse Paes.

A Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) informou, no mês passado, que a exoneração de Marcondes Ximenes se deu no ‘contexto de reestruturação da Gerência Executiva Local’ e ‘a nova nomeação está em processo de análise e será divulgada em breve.’.

Procurada novamente, a pasta afirmou que continua trabalhando na seleção do novo gestor executivo local da Rocinha.

*Corrigido às 17h42 para acrescentar o funcionamento do CCDC no prédio da Gerência Executiva Local

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Justiça bloqueia contas de Pezão e mais 7 por superfaturar obras do PAC na Rocinha

A Justiça do Rio de Janeiro determinou o bloqueio de bens e…

PL nº 2370/2019: remuneração do jornalismo por plataformas não pode esquecer favelas, periferias, quilombos e indígenas

Há uma década, o Fala Roça tem ampliado vozes da Rocinha, trazendo…

Fala Roça assina carta que pede missão da ONU no Brasil para avanços sobre justiça racial

Exmo. Sr. Ministro Mauro Vieira, Nós, instituições e organizações da sociedade civil…

Emergências climáticas: Rocinha se reúne para debater ações na favela

Pensar sobre as mudanças climáticas é urgente, pelo fato de quem está sofrendo com os impactos são as populações mais pobres