A Prefeitura do Rio tem 51 gerências executivas na cidade, uma delas é na Rocinha. Há pelo menos 2 meses o então gestor executivo local Marcondes Alves Ximenes foi exonerado do cargo.

O imóvel de 3 pavimentos, na Estrada da Gávea, n° 242, abriga – ou abrigava – diversos serviços públicos. As ligações telefônicas não são atendidas há semanas. Moradores que vão até o local não conseguem orientações básicas.

Ximenes ocupou o cargo por um ano entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022. A Gerência Executiva Local auxilia a prefeitura na gestão do bairro e são responsáveis por trazer serviços públicos, fiscalizar e fazer comunicação com os moradores.

No prédio, o Fala Roça identificou o funcionamento do programa Casa do Trabalhador, mantido pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (SETRAB-RJ) e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

No ano passado, o prefeito Eduardo Paes explicou que o gestor executivo local é uma espécie de prefeitinho. “Eles são a porta de entrada das demandas do cidadão.”, disse Paes.

A Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI) informou, no mês passado, que a exoneração de Marcondes Ximenes se deu no ‘contexto de reestruturação da Gerência Executiva Local’ e ‘a nova nomeação está em processo de análise e será divulgada em breve.’.

Procurada novamente, a pasta afirmou que continua trabalhando na seleção do novo gestor executivo local da Rocinha.

*Corrigido às 17h42 para acrescentar o funcionamento do CCDC no prédio da Gerência Executiva Local

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Obra de contenção de encosta custou quase R$ 1 milhão de reais na Rocinha

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou nesta quinta-feira (01/11), da entrega…

Moradores reivindicam a construção de um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSI) na Rocinha

Os CAPSi são destinados a regiões com mais de 70 mil habitantes, coincidindo com a densidade populacional da Rocinha, conforme o censo do IBGE de 2010

Novos deslizamentos podem acontecer em 2020 se não houver obras na Rocinha, afirma defensora pública

Declaração foi dada durante audiência pública da CPI das Enchentes

Rocinha vai ganhar polo de reciclagem; favela gera 230 toneladas de lixo por dia

O Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) aprovou a…