Saneamento da Rocinha depende da ampliação da tarifa social, avalia Águas do Rio
Os problemas crônicos de saneamento na Rocinha estão longe do fim. Sem previsão de grandes obras ou ampliação no abastecimento de água, o plano de investimento da concessionária Águas do Rio ainda está em fase de elaboração, 3 meses após o leilão da Cedae.
Diante das reclamações diárias de moradores sobre a falta de água que dura até um mês, o Fala Roça conversou com Guilherme Campos, diretor superintendente de Comunidades da Águas do Rio.
O número defasado do censo 2010, produzido pelo IBGE, é considerado um ponto de partida para pensar os investimentos que serão feitos na Rocinha. Porém, lideranças comunitárias alertam que os números habitacionais são maiores.
A previsão é de que o serviço de abastecimento de água custará R$ 20,26 para a população na favela, permitindo “o consumo de um produto confiável para a saúde e bem-estar das pessoas”, ressalta a concessionária.
“O número informado pela CEDAE, ao assumirmos a concessão do fornecimento de água, foi de 172 contas”, disse Campos ao comentar sobre a quantidade de famílias beneficiadas atualmente com a tarifa social.
O contrato de concessão prevê que, em dez anos, 99% da população das áreas urbanas dos municípios tenha acesso ao sistema de abastecimento de água.
A seguir, os principais pontos da entrevista:
Será emitida uma conta de água com nome, endereço e CPF e servirá como comprovante de residência. Importante ressaltar que o cliente que deseja ter a conta em seu nome e regularizar a sua ligação precisa procurar a loja de atendimento comercial instalada na Rocinha ou os canais de atendimento da companhia. O procedimento é rápido e fácil.
Como está sendo feita a construção de relacionamento com as lideranças locais?
A Águas do Rio tem um programa de relacionamento com os líderes comunitários, chamado Afluentes, que é um canal de comunicação direta entre as lideranças e a empresa. O programa já foi implantado em 428 comunidades da capital e hoje conta com 686 lideranças participantes.
Os manobristas continuarão direcionando a chegada da água nas localidades? A rede será modernizada?
Águas do Rio mantém a programação de abastecimento de água definida para a Rocinha, que vai sendo alterada à medida que os investimentos em saneamento básico avancem na localidade, ampliando o acesso às redes públicas de água.
Quantas equipes e/ou funcionários trabalham exclusivamente na Rocinha?
A empresa possui 14 funcionários na área operacional.
Qual a principal demanda de serviço apontada pelos moradores?
Reparo de vazamento de água.
Soubemos que a Águas do Rio está trocando vários registros em becos e vielas para tentar reduzir a perda de água. Essas trocas continuarão em 2022?
Águas do Rio vem realizando uma série de melhorias no sistema de abastecimento de água existente. No final de 2021, a concessionária trocou o registro da Elevatória 1. Com cerca de 2m de diâmetro, o equipamento atende a mais de 100 mil moradores e é conhecida por ser o coração da distribuição de água na Rocinha. A intervenção permite que as equipes operacionais trabalhem com mais rapidez, segurança e assertividade. Essas intervenções terão prosseguimento para contínua melhoria do sistema.
[…] concessionária disse no início de 2022 que o saneamento básico da Rocinha depende da ampliação da tarifa […]
[…] números divulgados no fim de agosto pelo IBGE apontam cerca de 60 milhões de pessoas no país. Na Rocinha, os recenseadores trabalham para que o número de habitantes seja maior que em 2010, quando o levantamento mostrou que 69.161 pessoas viviam na Rocinha em 23.352 domicílios, o que […]
[…] a privatização da Cedae, a empresa Águas do Rio, pertencente à companhia Aegea, assumiu a responsabilidade sobre o abastecimento de água e tratamento de esgoto em boa parte do […]