Nos próximos dias, a Biblioteca Parque da Rocinha receberá exibição de filmes de esportes, ligadas às temáticas de política e gênero. A programação faz parte do Festival Internacional de Filmes de Esporte, o FIFE, que acontece entre os dias 10 e 16 dezembro, em diversas partes do Rio e em cidades do interior do estado. O evento, que está na sua segunda edição, vai exibir filmes nacionais e estrangeiros, abordando as mais diferentes modalidades esportivas. Todas as atividades são gratuitas.

“Existem alguns festivais pelo mundo com esta temática e pensamos em fazer um aqui no Rio de Janeiro, já que a cidade tem uma natureza extremamente favorável à prática esportiva. Além do mais, as histórias envolvendo os esportes têm dramas e conquistas, muitas vezes revelando inacreditáveis histórias de superação e vitória”, diz Antonio Urano, diretor e um dos curadores do FIFE.

Amanhã, a Biblioteca Parque da Rocinha recebe um debate sobre esporte e política, com a exibição do filme ‘México 1968, a última Olimpíada livre”, que fala sobre a primeira edição latino-americana das Olimpíadas. O evento começa às 14h e, após a exibição do filme, terá um debate. Na sexta-feira, o dia também começa às 14h e terá projeção do filme ‘Mulheres Olímpicas’, que aborda a posição das mulheres dentro da sociedade e também dentro dos Jogos Olímpicos.

A história do corredora paralímpica Terezinha Guilhermina vai estar no filma ‘A Valsa do Pódio’. (Foto: FIFE/Divulgação)
A história do corredora paralímpica Terezinha Guilhermina vai estar no filma ‘A Valsa do Pódio’. (Foto: FIFE/Divulgação)

Com mais de 90 filmes, de 20 países diferentes e de 33 modalidades esportivas nas telas, o FIFE terá uma vasta programação pela cidade, incluindo mostras competitivas e debates sobre o mundo esportivo. Antecipando os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o festival terá a Mostra Memória do Esporte Olímpico, na qual serão mostradas celebrações de vitórias brasileiras.

Para Antonio Urano, o Festival Internacional de Filmes de Esporte não pretende se restringir apenas ao período em que o evento acontece. “O FIFE quer ser uma constante durante o ano, interagindo com seu público potencial em vários bairros da cidade”, afirma.

Os homenageados dessa edição do FIFE são a atleta olímpica de vôlei de praia Jackie Silva, a corredora paralímpica Terezinha Guilhermina e o atleta das embaixadinhas Jankel Schor. A programação completa do evento pode ser conferida no site FIFE.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Lutadores de muay thai buscam recursos para disputar Campeonato Mundial na Tailândia

Quando o jovem Reinaldo Oliveira Nunes da Silva, 26 anos, decidiu entrar…

Rocinha recebe curso gratuito de mestre-sala e porta-bandeira

Ano de retomada de uma festa tipicamente brasileira e de maior vitrine…

Fala Roça abre inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária

Estão abertas as inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária do…

ASPA pede doações para creche na Rocinha

A Ação Social Padre Anchieta, localizada na Rocinha, é uma instituição católica…