Seja a mudança que você quer ver no mundo. Inspirado no pensamento de Mahatma Ghandi, o britânico Jody King, 30 anos, decidiu criar o “Favela Phoenix“, uma escola de inglês para os moradores da Rocinha. O projeto é uma retribuição pelo acolhimento dos moradores na favela.

Oriundo de Newcastle, cidade localizada no nordeste da Inglaterra, Jody trabalhava com construção de andaimes e música, mas o seu passatempo era a fotografia. A depressão fez com ele decidisse se mudar para o Brasil em busca de uma nova vida. “Vim morar no Rio por causa das praias, sol, fotografia de paisagem e aprender uma língua nova”, conta ele que encontrou a felicidade no Rio.

Morando no Rio há 3 anos, as favelas atraíram sua atenção. “Trabalhei no Vidigal por 1 ano e depois arrumei outro emprego como guia turístico, na Favela Adventures, oferecido por Zezinho na Rocinha”, diz ele. Morando na Rocinha, ele se deparou com um cenário perturbador: a educação pública. Para ele, as pessoas nas favelas não possuem boas condições de receber uma boa educação porque o sistema de escola pública é ruim.

Inspirado por seu amor à Rocinha e um desejo de retribuir, Jody abriu recentemente uma escola de inglês na favela. (Foto: Divulgação/Favela Phoenix)
Inspirado por seu amor à Rocinha e um desejo de retribuir, Jody abriu recentemente uma escola de inglês na favela. (Foto: Divulgação/Favela Phoenix)

A receptividade dos moradores aumentou ainda mais o desejo de Jody em retribuir o carinho com a criação de um projeto social que pudesse beneficiar os moradores. Isso daria a crianças e adultos a oportunidade de melhorar a sua educação e dar-lhes mais oportunidades de emprego, bem como opções de entretenimento. “Eu tinha o apoio de amigos e familiares na Inglaterra, que poderiam ajudar financeiramente o projeto na Rocinha. Eu queria fazer uma escola de Inglês porque eu falo inglês nativo e iria beneficiar os moradores”, conta ele.

A escola atende gratuitamente cerca de 20 moradores. A meta de Jody é atender 40 pessoas nos próximos meses com a introdução de aulas à noite. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, com professores contratado pelo projeto.

Jody busca patrocinadores para manter e ampliar o projeto para atender mais moradores. Os interessados em voluntariar na escola deve entrar em contato pelo e-mail favelaphoenix@gmail.com

Funcionamento

Segunda a sexta-feira, de 9h às 11h
Endereço: Rua José Inácio de Assis, 13, Laboriaux
E-mail: favelaphoenix@gmail.com

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Cearense cria grupo de valsa na Rocinha

Nessa coluna fizemos uma entrevista com um convidado bem conhecido na Rocinha,…

Filme de ficção sobre a Rocinha faz sucesso na internet e vira alvo de camelôs

O plano de fundo é a Rocinha e um dos assuntos abordados…

500 corredores participarão da corrida “Subida da Rocinha”

No próximo dia 26, centenas de atletas vão enfrentar o desafio de…

Projeto Na Régua vai fazer reformas pontuais em casas na Rocinha

Pesquisadores estão fazendo o primeiro censo de inadequação habitacional da história da Rocinha