Estão abertas as inscrições para a Primeira Oficina de Comunicação Comunitária do Jornal Fala Roça. As aulas, que serão ministradas aos sábados, têm por objetivo formar um novo grupo de comunicadores dentro da Rocinha. Para participar, o candidato deve ser morador de alguma localidade da favela e ter entre 15 e 29 anos. A equipe do jornal selecionará cinco pessoas, que não precisam ter experiência com jornalismo.

O coordenador de produção, Michel Silva, acredita que a oficina será uma maneira dos jovens expressarem suas opiniões, além de fazerem contatos.

“A oficina é uma oportunidade para as pessoas aprenderem jornalismo e poderem produzir conteúdo sobre o lugar onde vivem, com os jovens que fazem parte do Fala Roça. Além disso, é uma ótima oportunidade de trocar experiências com outros jovens que já têm envolvimento com comunicação comunitária na Rocinha”.

Jovens do Fala Roça em uma laje na localidade Rua 1, parte alta da Rocinha. (Foto: Kita Pedroza)
Jovens do Fala Roça em uma laje na localidade Rua 1, parte alta da Rocinha. (Foto: Kita Pedroza)

Durante a oficina, programada para acontecer nos meses de fevereiro, março e abril, os jovens terão noções básicas sobre a história da Rocinha, de como fazer um texto jornalístico, conhecimentos sobre fotografia, além de aprenderem como se produz conteúdo para as redes sociais. As aulas serão ministradas por parceiros do jornal.

De acordo com Beatriz Calado, coordenadora de redação do jornal, as aulas serão importantes para aproximar os integrantes do jornal aos jovens da Rocinha e também para dar uma renovada na equipe.

“Às vezes, estão tão concentrados na produção das matérias e outra tarefas do jornal, que acabamos nos distanciando das pessoas e dos jovens. Essa oficina é um forma de firmar nosso compromisso com esses jovens para que, no futuro, eles deem continuidade ao nosso trabalho. Nossa ideia é que eles se sintam à vontade e queiram participar da produção do jornal conosco”.

Os interessados em participar da oficina podem se inscrever no link http://bit.ly/falaroca até o dia 5 de fevereiro de 2016. A equipe do jornal entrará em contato com todos a partir do dia 13 de fevereiro para divulgar o resultado.

Assine nossa newsletter

Receba uma curadoria das nossas reportagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Via Sacra da Rocinha é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do RJ

A tradicional Via Sacra da Rocinha, ganhou, na quarta-feira, 23, o reconhecimento…

ASPA pede doações para creche na Rocinha

A Ação Social Padre Anchieta, localizada na Rocinha, é uma instituição católica…

A história do homem das pulseiras de borracha: “Você ama a Rocinha?”

Carlan Renato da Silva, de 55 anos, nasceu na Rocinha, mas morou…

Museu Sankofa da Rocinha ganha coluna no jornal

O Museu Sankofa de História e Memória da Rocinha tem o objetivo…