Inscrições abertas para a segunda oficina de comunicação comunitária

compartilhe!

De dentro para dentro. Assim pode ser resumido o jornalismo praticado pelos voluntários do Jornal Fala Roça, que existe desde 2013. Os conteúdos têm foco na histórias dos moradores da Rocinha e são produzidos por pessoas que vivem aqui, dando um olhar local para as notícias. Com o intuito de formar novos comunicadores para integrar a equipe, estão abertas as inscrições para a segunda oficina de comunicação comunitária.

Podem se inscrever moradores da Rocinha, com idade entre 15 e 29 anos. Os jovens não precisam ter conhecimento sobre jornalismo e as aulas serão sempre aos sábados, na parte da manhã, com início no dia 9 de julho. Ao todo, serão oito encontros, com encerramento previsto para a segunda quinzena de agosto. Nesse segundo ciclo, serão selecionados dez jovens, o dobro da primeira edição. Esse aumento foi necessário por causa da grande procura de inscritos na primeira turma, que superou oito vezes mais o número de vagas.

Alunos acompanham aula sobre jornalismo social com a jornalista Núria Saldanha. (Foto: Divulgação/Fala Roça)
Alunos acompanham aula sobre jornalismo social com a jornalista Núria Saldanha. (Foto: Divulgação/Fala Roça)

Durante a oficina, os participantes aprenderão sobre a história da Rocinha; como fazer um texto jornalístico; noções básicas sobre fotografia; e o texto ideal para as redes sociais. Fernando Ermiro, do Museu Sankofa – Memória e História da Rocinha, Lilian Saback, professora da PUC-Rio; e Naldinho Lourenço, fotógrafo que mora no Complexo da Maré, são alguns dos professores dessa segunda turma.

Para Monica Paulo Ferreira, agente comunitária de saúde da Rocinha e integrante da primeira turma, a oficina foi boa para ampliar seu conhecimento sobre o local onde mora.

“Gostei muito da troca de experiências entre a equipe do jornal e os alunos da oficina. Aprendi bastante sobre a visão que temos do que é ser comunicador e a forma de contar as histórias para a comunidade, porque estamos falando para pessoas com perfis diversos. Além disso, tive interesse em aprender um pouco mais sobre a Rocinha e talvez colaborar de alguma forma, divulgando notícias que a população necessita saber”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, nesse link https://bit.ly/oficinafalaroca. A equipe do jornal entrará em contato com os selecionados a partir do dia 3 de julho.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail