Tomógrafo instalado na Igreja Universal será transferido para UPA da Rocinha

compartilhe!

O tomógrafo instalado no terreno da Igreja Universal, em um dos acessos à Rocinha, será transferido – 3 anos depois – para o Complexo de Saúde da Rocinha (formado pela Clínica da Família Maria do Socorro, UPA Rocinha e CAPS Maria do Socorro Santos). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A transferência do tomógrafo faz parte do pacote de reformas que as 3 unidades de saúde receberão em 2023. Segundo apurado pelo Fala Roça, a obra prevê uma alteração estrutural na rampa de acesso ao CAPS para a instalação do tomógrafo. A estimativa de custo das reformas é de R$ 350 mil.

O aparelho de tomografia foi instalado em 2020 no estacionamento da Igreja Universal ao invés da UPA da Rocinha. Na época da obra, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, afirmou, sem apresentar justificativas técnicas, que precisaria instalar o tomógrafo na igreja porque é “mais fácil construir no estacionamento da igreja”.

“A entrada vai ficar, inclusive, pelo lado de fora no mercado popular. Depois, a gente coloca lá no alto,lá em cima. Onde a obra pra chegar o caminhão, pra chegar o equipamento, pra ter uma boa carga elétrica, o tomógrafo precisa de uma boa carga elétrica. Nós vamos ter mais dificuldade. Nós precisamos desse tomógrafo funcionando imediatamente”, disse Crivella nos primeiros meses da pandemia de covid-19.

Em 2020, médicos que trabalhavam nas unidades de saúde da Rocinha e consultados pelo Fala Roça disseram que o tomógrafo deveria ser instalado na UPA da Rocinha para agilizar os atendimentos de pacientes da Covid-19.

A Justiça do Rio chegou a suspender a instalação do tomógrafo no estacionamento da igreja por ser um bem público e não poderia ser instalado em área privada. A determinação judicial caiu poucas semanas depois. A obra na igreja custou R$ 500 mil aos cofres públicos.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *