Editorial: Jogos Olímpicos da exclusão?

compartilhe!
Moradores convivem próximo ao esgoto na Vila Verde. (Foto: Michel Silva/Fala Roça)
Moradores convivem próximo ao esgoto na Vila Verde. (Foto: Michel Silva/Fala Roça)

Em meio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, lançamos mais uma edição do Fala Roça e com ela uma pergunta que não quer calar: qual será o legado olímpico? Legado é uma palavra difícil, mas passou a fazer parte dos noticiários e da rotina da nossa cidade nos últimos meses. Pode-se dizer que o legado é como uma herança, o que ficará para nós tanto em termos de estrutura quanto em termos culturais e históricos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha nos dias 14 e 15 de julho deste ano, 47% dos cariocas acreditam que a realização do evento esportivo traria mais prejuízos do que benefícios, para 45%, mais benefícios do que prejuízos e 8% não quiseram responder.

A pesquisa surpreendeu ao mostrar que metade dos brasileiros eram contra a Olímpiada. Segundo o levantamento, 63% acreditam em mais prejuízos que benefícios.

Se pelo ponto de vista esportivo o Rio ficou pronto para receber os Jogos Olímpicos, o governo não se preparou para ser uma cidade melhor para a sua população. A desigualdade ainda é notória.

Segundo dados do Comitê Rio 2016, o custo para a realização da Olimpíada e da Paralimpíada Rio 2016 ultrapassou os R$ 39 bilhões. A olimpíada requer um investimento alto em equipamentos caríssimos, enquanto uma grande parte da população ainda vive sem muitos serviços essenciais, como saneamento básico, saúde e educação.

A mídia internacional em parceria com as mídias locais produziram boas reportagens mostrando a realidade dos moradores. Durante a Olimpíada, os estrangeiros subiram os morros, mesmo assustados com as notícias sobre a dengue e o Zika vírus, o alerta dos consulados contra a violência e o risco de atentados terroristas durante as competições.

A crise financeira no governo estadual assusta a população. É difícil falar sobre como será a cidade nos próximos anos.

Pedimos a opinião de moradores da Rocinha para saber qual é a expectativa das pessoas em relação ao futuro após as Olimpíadas na cidade, na nossa comunidade e na vida pessoal dos nossos leitores.

Assine o Fala Roça

Receba as notícias por e-mail